Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quinta-feira, 18 de abril de 2013

GAC – Gestão Ambiental Compartilhada


Membro ASPAFF CHAPADA NORTE e Prefeituras Municipais de Jacobina e Caém

No dia 17 de abril de 2013, representantes dos municípios baianos estiveram reunidos, no auditório da “União dos Prefeitos da Bahia/UPB – CAB” para tratar de políticas do Governo visando o fortalecimento da gestão ambiental municipal na organização de sua estrutura de gestão. A iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA mostrou algumas ferramentas importantes dentre elas a “Gestão Ambiental Compartilhada – GAC.

A concepção de gestão ambiental compartilhada tem origem na Lei Federal nº 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional de Meio Ambiente, estabelecendo conceitos, princípios, objetivos, instrumentos, mecanismos de aplicação e institui o Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA, estimulando a participação da sociedade civil, a cooperação e interação dos organismos envolvidos com o controle, promoção e gestão do Meio Ambiente.

Para garantir a descentralização da gestão ambiental, é necessária a articulação entre os entes federados, e a repartição para o exercício da competência comum na proteção ao meio ambiente, com especial atenção ao licenciamento, conforme estabelece a Lei Complementar nº 140/2011. 

O Estado da Bahia, desde 2009, vem desenvolvendo o Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada, mediante normas de cooperação entre os Sistemas Estadual e Municipal de Meio Ambiente e define as atividades de impacto ambiental local para fins do exercício da competência do licenciamento ambiental municipal. O município poderá celebrar consórcio público, convênios e outros instrumentos similares com outros órgãos e entidades públicas ou privadas, com o objetivo de garantir melhor capacidade técnica para gestão ambiental.  

Principais Estratégias do GAC:

- Desenvolvimento do Sistema Estadual do Meio Ambiente, com a plena integração entre Sema, Inema e municípios;

- Aprimoramento do marco regulatório e de planejamento, por meio das bases legais para atuação, com instrumentos de gestão ambiental e de recursos hídricos como: zoneamento ecológico econômico, planos de bacia hidrográfica e o mapeamento da cobertura vegetal;

- Fortalecimento da transparência, do acesso à informação, do controle social e a modernização do Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos;  

- Participação multissetorial e controle social pelo funcionamento dos conselhos superiores e colegiados de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Cepram, Conerh, comitês, conselhos de unidade de conservação, conselhos municipais, etc.);

- Estabelecimento pleno da gestão ambiental nos municípios com apoio ao desenvolvimento da capacidade para a gestão ambiental;

- A formação continuada dos servidores estaduais, municipais, representantes de conselhos municipais de meio ambiente, colegiados regionais de meio ambiente e recursos hídricos e dos colegiados estaduais de meio ambiente e recursos hídricos.   

Do município de Jacobina e Caém, estiveram presentes neste encontro, representantes do Poder Público (Prefeitura) e Sociedade Civil (ASPAFF CHAPADA NORTE).  



Formação da Mesa do Evento

2 comentários:

  1. Só para esclarecimento. A ASPAFF se custeou? O presidente da ASPAFF está trabalhando na prefeitura? A prefeitura só convidou para o evento a ASPAFF?

    A nota é uma nota oficial e a ASPAFF devia explicar o envolvimento de seu presidente com o Secretário e Coordenador da prefeitura, podem e devem estarem juntos, porém com explicações

    ResponderExcluir
  2. Almacks,

    Esclarecendo o seu questionamento, o referido evento foi de iniciativa da SEMA convocando representantes municipais, e com tal, a ASPAFF, esteve presente e representada pelo seu presidente, Amilton Mendes de Oliveira que não é funcionário da Prefeitura, porem, um cidadão, que na medida do possível, tenta acompanhar as politicas públicas que estão sendo implementadas no município. Como a ASPAFF é uma entidade sem fins lucrativo, as despesas geradas para manter seu funcionamento é assumida pelos seus associados, e para o referido eveto se custeou sim, pois o tema debatido nesse encontro iterage com as nossas ações.
    Desta forma, não só o presidente desta entidade, assim como os demais menbros da diretoria, vão estar sempre envolvidos com a gestão municipal atual e futura, pois, não é de nosso interesse desenvolver politicas de retaliação e sim de parcerias voltadas ao bem estar social.

    Amilton.

    ResponderExcluir