Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

sexta-feira, 26 de abril de 2013

ASPAFF participa de reunião no CODEP para apresentação de propostas voltadas para o desenvolvimento sustentável


ASPAFF em reunião no CODEP
ASPAFF em reunião no CODEP
Saneamento Ambiental de Habitação Rural


A Organização Mundial de Saúde – OMS conceitua “Saneamento” como o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos deletérios sobre o seu bem estar físico, mental ou social.

Dados da OMS apontam que 65% das doenças no Brasil são causadas pela falta de saneamento ambiental nas cidades e que cada real investido em saneamento ambiental corresponde a uma economia de quatro reais em saúde pública, durante um período de dez anos.

O “Saneamento Ambiental” pode ser compreendido como o conjunto de ações que visa melhorar a salubridade ambiental e que contempla o abastecimento de água em quantidade e qualidade, a coleta, tratamento e disposição final adequada dos resíduos líquidos, sólidos e gasosos, a prevenção e o controle do excesso de ruído, a drenagem das águas pluviais, a promoção da disciplina sanitária do uso e ocupação do solo, controle ambiental de vetores de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, buscando contribuir para prevenir doenças e promover a saúde, o bem-estar e a cidadania.

As condições de salubridade ambiental na maioria dos municípios brasileiros são ainda muito precárias devido à ausência ou deficiência de serviços públicos de saneamento ambiental, o que é agravado pela falta de planejamento em nível municipal. 

Em relação às pequenas localidades da zona rural, a situação dos serviços de saneamento ambiental, tem se caracterizado pelos baixos níveis de atendimento, com impactos negativos nas condições de vida e bem-estar da população. Tal precariedade é produto da inexistência de uma política de saneamento ambiental para pequenas localidades claramente definida.

Nesse sentido, a ASPAFF visando contribuir para melhoria da qualidade de vida dos moradores da zona rural, com soluções alternativas a problemas sociais antigos, apresentou na sede do Movimento das Mulheres, no dia 25 de abril de 2013 às 09:00h as ações que estão sendo desenvolvidas pela instituição com aplicação de tecnologias sociais para o saneamento ambiental de habitação rural. 

É possível definir as Tecnologias Sociais, como uma forma de criar, desenvolver, implantar e administrar tecnologias orientadas a resolver problemas sociais e ambientais, gerando dinâmicas sociais e econômicas de inclusão social e desenvolvimento sustentável. Compreendem produtos, técnicas ou metodologias, reaplicáveis desenvolvidas em interação com comunidades e que representem efetivas soluções de transformação social.   
  
Estiveram presentes nesta reunião representantes do sindicato dos comerciários, do CODEP e da câmara dos vereadores.   

Maquete Saneamento Ambietnal Rural - ASPAFF CHAPADA NORTE
Maquete Saneamento Ambiental Rural - ASPAFF CHAPADA NORTE



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário