Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Parque da Macaqueira: Violência, Descaso e Abandono


Na manhã de hoje (17-11) o Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento - PEAMSS, realizava oficina de fotografia com aula prática no Parque Municipal Nilson Vallois Coutinho, mais conhecido como Parque da Macaqueira. Esta Unidade de Conservação (UC) quando criada, foi idealizada para o desenvolvimento de atividades recreativas, educativas, científicas, ecoturísticas, entre outras, mas, mais uma vez foi cenário de terror e violência. O grupo que participava da aula prática foi tomado de assalto por um meliante encapuzado, armado com pistola e uma faca, roubando diversos pertences, entre eles: máquinas fotográficas, aparelhos celulares, jóias, e quantia em dinheiro estimada em R$ 200,00 (duzentos reais).

Criado através de lei municipal, o Parque Municipal Nilson Vallois Coutinho, vinculado ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, teria como obrigação no prazo máximo de 05 anos a implantação do seu plano de manejo, artifício este, que garante seu funcionamento, dotando-o de infra-estrutura e regras necessárias para o seu objetivo.

Passados quase 10 (dez) anos, pouco foi feito para a concretização de sua finalidade maior, ou seja, garantir aos cidadãos jacobinenses um espaço rico em água, fauna e flora que lhe é peculiar. Esperamos que com a conferência municpal do meio ambiente, gestores e cidadãos em geral se compadeçam com o descaso e o abandono em que se encontra esse patrimônio ecológico, não só de Jacobina, mas de todo o mundo.

Nós da ASPAFF CHAPADA NORTE, envergonhados, pedimos desculpas aos membros e participantes do PEAMSS pela fatalidade, acreditando em dias melhores para a efetivação de um Parque Ecológico de "Verdade".

11 comentários:

  1. Lamentável,recordo da Macaqueira, dos meus tempos de infancia e adolescência...hoje cena de violência explícita, bem antes a degradação deprimente...uma pena para uma cidade que quer se despontar, como turística.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei entristecido,quando soube do episódio. Não é a primeira vez que isso acontece. Será que os governantes desta cidade não tem o mínimo de sensatez, para implantarem de vez o plano de manejo deste Santuário Ecológico? Com a palavra a Prefeita Valdice Castro e seus bonecos da Câmara Legislativa...

    ResponderExcluir
  3. É uma vergonha... Este descaso com o Parque da Macaqueira transpassa três administrações. Leopoldo criou, mas não implantou o Plano de Manejo;
    Rui iniciou os estudos para implantação do Plano, pagou a primeira parcela a uma empresa especializada, mas não deu andamento. Não pagou a segunda parcela então não recebeu os estudos;
    Valdice já tem praticamente três anos de mandato e todos estão vendo o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  4. Estava no grupo q foi citado, e estamos até agora estarrecidos com o ato de hj pela manhã, o lugar é belissimo, rico em fauna e flora, mas a violencia impera naquele lugar já que todos que nos encontraram falavam do perigo que corriamos em estar ali, fica a nossa repudia e o nosso desejo de todos os projetos feitos pelo PEAMSS entrar em ação e resgatar aquele lugar para o beneficio da população em geral... um abraço a todos que tiveram o seu dia de trabalho e cultura transformado em tristeza.

    ResponderExcluir
  5. Complicado o descaso do poder público com os cidadãos. Acredito em Marx quando diz que apenas com a revolução será possível mudar algo. Os governantes estão aí para reforçar o poder de algumas classes, de poucos, não da maioria. De que adianta esperarmos uma atitude por parte da prefeitura? Não teremos... a não ser que reivindiquemos nossos direitos, façamos com que cumpram seus deveres. É mais do que necessário: vamos à revolta!

    ResponderExcluir
  6. Adriadne Lima Menezes dos Santos18 de novembro de 2011 às 10:10

    Como cidadã jacobinense me sinto envergonhada e aproveito para pedir desculpas em nome da nossa cidade a esse grupo.
    É uma vergonha para Jacobina ter lugares tão bonitos que devem ser explorados por turistas se tornarem palco de violência.
    Fica aqui registrada a minha idgnação.

    ResponderExcluir
  7. O Parque da Macaqueira ao abandono??? E o resto da cidade???!!! (Assumindo que a cidade não é só calçadão, calçadinho e a "praça dos bancos")
    Chamei cidade? Que nada... povoado grande e mal organizado é aquilo em que Jacobiana se transformou. Mas só se fala das 'maravilhas'!!!
    Revolta? O povo (não falando nos bandidos, claro) é tranquilo, não faz onda. Mas vai fazendo o que quer porque ninguém reclama de nada.
    Fica aqui a minha opinião.

    ResponderExcluir
  8. É uma vergonha para Jacobina seres humanos passarem por esse ato de violencia, escolheram o Parque da Macaqueira por ser um dos lugares mais bonitos de nossa cidade e no entanto os presentes ficaram estarrecidos com o acontecido. Perdão ao grupo por esse transtorno.

    Diana Lea

    ResponderExcluir
  9. Rafael Souza Figueiredo18 de novembro de 2011 às 21:53

    lamentavel esses ocorridos no parque das macaqueiras, um lugar tão bonito e rico.
    Jogada e abondonado a mercê dos marginais.
    As autoridades municipais não querem enxergar,
    mas nós que amamos jacobina e as suas belezas naturais não vai passar despercebido.
    VAMOS ACORDAR JACOBINA!!!
    Rafael Figueiredo

    ResponderExcluir
  10. Realmente vergonhoso por partes da gestão um lugar igual a macaqueira com o potecial em belezas naturais, ecoturismo, canionismo e etc... sendo palco de mais uma atitude de vandalos, asaltante e muito mais por isso eu falo tambe igual ao brothe Rafael.

    VAMOS ACORDAR JACOBINA!!!


    O PARQUE DA MACAQUEIRA tem que ser implantado.

    ResponderExcluir
  11. QUEREMOS IMPLANTAMENTO DA LEI...



    Mon, 21 Nov 2011 11:28:14 -0200

    Contato - Lei Macaqueira

    ResponderExcluir