Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

sexta-feira, 29 de abril de 2011

SOS FLORESTAS: Mobilização Contra Mudanças No Código Florestal Ganha Força a Partir de 28 de Abril e Vira Jornada Nacional Entre 12 e 21 de Maio.


Está sendo discutido em Brasília o PL 1876/99, que altera o Código Florestal. O Código Florestal é um conjunto de leis que ordena a ocupação e a preservação de florestas e outras áreas naturais no país.

O relatório de autoria do Deputado Federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), enfraquece as leis que protegem a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga. A proposta também incentiva a ocupação das áreas de risco como encostas de morros e margens de rios nas cidades brasileiras, abrindo espaço para mais tragédias em áreas até mesmo próximas às nossas cidades. Na prática, essa mudança na legislação vai aumentar o desmatamento, provocando mais emissões de gases que causam as mudanças climáticas e acarretando problemas no abastecimento de água das áreas urbanas, além de deslizamentos de terra e enchentes.

Para precionar Deputados, Senadores e o Governo Federal a descartarem o PL 1876/99, a coalizão SOS FLORESTAS vai lançar um esforço de mobilização nacional da sociedade brasileira a partir do dia 28 de Abril. A coalizão é formada por ONG's e entidades contrárias a este projeto de lei.

A estratégia é realizar uma jornada de atividaes públicas em dezenas de cidades com divulgação nas mídias locais para exercer pressão direta sobre os parlamentares em seus domicílios eleitorais. Todas as atividades vão utilizar as mesmas mensagens e imagens para fortalecer o movimento.

O Trabalho será feito de forma articulada com a frente parlamentar ambientalista, que está mapeando os deputados favoráveis à aprovação do PL 1876/99 para direcionar a pressão e engajando parlamentares contrários ao PL em apoio as ações de mobilização da sociedade.

A ASPAFF CHAPADA NORTE, que faz parte das redes locais, irá participar da jornada nacional de mobilização que acontecerá entre os dias 12 a 21 de Maio.

FOTO : Richard Silva (Mata Atlântica, Itacaré - BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário