Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Saneamento Rural - ASPAFF / Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina


Esgoto lançado "in natura"  nos quintais na zona rural.
Desde os anos de 1970, a prioridade dos governos foi levar água de qualidade para as pessoas, mas houve um descaso generalizado com o esgoto. Algumas regiões, como o Sudeste se desenvolveram mais rapidamente e estão mais avançadas, mas regiões como o Norte e Nordeste são as que mais sofrem com este descaso histórico.

Esgoto lançado "in natura"  na zona urbana.
A falta de sistema de esgoto nas cidades é sem duvida um problema de saúde publica, pois pode provocar doenças que são transmitidas por meio hídricos ou pelo contato direto com o esgoto. O estudo “Esgotamento Sanitário Inadequado e Impacto na Saúde da População”, realizado pelo Trata Brasil, mostrou que em 2011, quase 400 mil pessoas foram internadas por diarreia no Brasil. São números expressivos que representam uma grande parcela de um montante gasto em saúde pública no pais. O estudo mostrou também que cidades que investiram em saneamento básico ao longo dos anos, hoje chegam a gastar 40 vezes menos em saúde do que as cidades que nada investiram e convivem com as doenças da água poluída.

Construção de fossa  "BET", em Cachoeira Grande.

Construção de fossa  "BET", em Cachoeira Grande.

Em áreas rurais a situação é ainda pior, pois as condições de subsistência, a distância entre os domicílios, o custo de tratamento associado ao desconhecimento de alternativas para a proteção da saúde humana, faz com que na zono rural o esgoto e o lixo, não tenha o correto destino e tratamento. Neste sentido, como alternativa para minimizar a geração de vetores nocivos à saúde dos moradores, a ASPAFF em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, vem desenvolvendo ações de preservação do ambiente domiciliar, replicando tecnologias de manejo, tratamento e reuso das águas servidas, melhorando as condições de salubridade e de perfeita convivência.
Construção de fossa  "BET", em Cachoeira Grande. 

Plantação de bananeira. 
Desenvolvimento das bananeiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário