Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quarta-feira, 14 de maio de 2014

II Encontro da Rede de Pontos de Cultura


Abertura do Evento.
De 8 a 10 de maio de 2014, foi realizada no Centro Histórico em Salvador a TEIA Bahia 2014 – II Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Bahia.  O evento reuniu representantes de mais de 200 Pontos de Cultura, conveniados com o Estado e com o Governo Federal, contando com um público de aproximadamente mil pessoas.

Abertura oficial do evento.
Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) em articulação com a Comissão Estadual de Pontos de Cultura da Bahia (CEPdCBA), a TEIA é o espaço de intercâmbio, cooperação, formação e é também uma oportunidade de discussão sobre os rumos e desafios do Programa Cultura Viva.

Apresentação dos representantes territoriais de cultura.
Levar as políticas culturais em constante processo de luta e de atualização requer a sua tradução em efetivas linhas de atuação orientada por diretrizes, que possibilitem a escolha e o desenvolvimento qualificados de suas atividades. Tais diretrizes são: fortalecimento da institucionalidade e da organização do campo cultural; ampliação dos diálogos interculturais; aprofundamento da territorialização das políticas culturais; desenvolvimento da economia da cultura e alargamento das transversalidades da cultura.

Representantes dos novos pontos de cultura.

Nesse sentido, os Pontos de Cultura, projeto implementado pelo governo federal em parceria com as secretarias estaduais, são ferramentas indispensáveis à gestão da cultura, numa rede compartilhada entre poder público e sociedade civil. São estimulados a formular propostas voltadas para a produção, formação cultural e geração de renda por meio da cultura. As políticas culturais devem priorizar a construção de uma cultura cidadã, que permita a todos o acesso às diversas modalidades de experimentação e fruição culturais, a participação na construção das políticas culturais, a ampliação da cidadania e dos direitos culturais, além de buscar a mudança dos valores presentes na sociedade. Ela deva possibilitar a predominância de novos valores democráticos, solidários, fraternos, de transparência, de paz, de equidade e de respeito à diversidade cultural, social, étnica, etária e de gênero, imprescindíveis a uma nova sociedade e a um novo modelo de desenvolvimento.

Plenária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário