Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Transposição do São Francisco vai contemplar bacia do Rio Itapicuru

O deputado estadual Carlos Brasileiro (PT) comemorou o anúncio do lançamento, nos próximos 30 dias, do edital de licitação para contratação da empresa que fará os estudos de viabilidade do eixo sul da transposição do Rio São Francisco. O projeto federal vai interligar o “Velho Chico” com as bacias dos rios Vaza Barris e Itapicuru, beneficiando os municípios de regiões como o Piemonte Norte do Itapicuru, Sisal e Piemonte da Diamantina.
O projeto foi apresentado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, ao governo baiano. Para agilizar as obras e eliminar problemas como os registrados nos eixos norte e leste, Vaz informou que apostará no Regime Diferenciado de Construção (RDC), que dará maior maleabilidade ao projeto. Ele também informou que a presidenta Dilma Rousseff determinou agilidade e quer assinar a ordem de serviço o mais breve.

“Esta é mais uma obra que vai garantir, definitivamente, o fornecimento de água para dezenas de municípios do norte baiano, acabando de vez com o sofrimento causado pelas estiagens, como a que ocorre atualmente. Além disso, vai impulsionar nossa economia, sobretudo a agricultura irrigada”, citou Brasileiro. O deputado afirmou que tanto a presidenta Dilma quanto o governador Wagner estão preocupados com a questão do abastecimento de água na região e querem executar uma solução definitiva para a questão.

Brasileiro lembrou ainda que entre as ações em vista pelos governos federal e estadual também há a construção da adutora do São Francisco para as regiões de Senhor do Bonfim , Jacobina e Sisal.  Segundo o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, os estudos preliminares, que vão apontar o trajeto da adutora e os custos para a obra, já foram iniciados. A adutora contará com 278 quilômetros de extensão.
Fonte: Ascom Deputado Carlos Brasileiro http://carlosbrasileiro.com.br/noticias/transposicao-do-sao-francisco-vai-contemplar-bacia-do-rio-itapicuru/

2 comentários:

  1. Desse jeito o "Velho Chico" tem que fazer milagre!
    A adutora pode até trazer benefícios, mas uma transposição... vão ter que me provar primeiro!

    ResponderExcluir
  2. Isso está me cheirando a mais um engodo do Estado. Vão puxar água de Ponto Novo para Senhor do Bonfim (água do Itapicuru), e para acalmar os ânimos e justificar que a água não acabará, inventam essa história para mais uma vez enganarem o povo. Triste, mas verdade...

    ResponderExcluir