Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Adutora do Rio São Francisco para a região de Senhor do Bonfim terá 278 quilômetros

A adutora do Rio São Francisco, que contemplará a região de Senhor do Bonfim, contará com 278 quilômetros de extensão. No último sábado (05), o governador Jaques Wagner assinou a ordem de serviço para os estudos de viabilidade técnica e anteprojeto do emprendimento hídrico, que, em outras etapas, beneficiará também as regiões de Jacobina e do Sisal. A adutora deverá dar uma solução definitiva para o fornecimento de água em boa parte do norte baiano.

“É o resultado de uma luta histórica, que pode ser comemorado pela população de Bonfim e de toda a região”, afirmou o deputado Carlos Brasileiro (PT), que vem lutando pela implantação do sistema desde 1994, junto com toda a sociedade bonfinense e regional. Como deputado estadual, Brasileiro concentrou esforços para viabilizar, junto ao Governo do Estado, esta obra, que vai atender a centenas de milhares de baianos.

O engenheiro Vinícius Araújo Sousa, gerente da Unidade Regional da Embasa, informou que o empreendimento garantirá a segurança hídrica da região, beneficiando cerca de 700 mil pessoas em 38 municípios, fornecendo água a 386 localidades através de um sistema integrado.

“Essa adutora que vai trazer água do São Francisco vai resolver definitivamente o problema de abastecimento de água em todos esses municípios. É um projeto complexo e já iniciamos o processo dos estudos de viabilidade para dar solução ao problema de falta de água”, afirmou o governador Jaques Wagner. Ele lembrou que ao longo desses seis anos, o governo levou água para mais de três milhões de pessoas por meio de adutoras, cisternas, entre outras ações. “Vamos trabalhar ainda mais para levar água para o semiárido”, enfatizou.

A adutora, segundo a Embasa, será implantada em três etapas. A primeira vai legar água do São Francisco até a região de Senhor do Bonfim. Na próxima fase, contemplará a região de Jacobina. Numa terceira etapa, chegará à região do Sisal. Brasileiro lembrou que as obras da Adutora de Ponto Novo também terão continuidade, e darão ainda mais robustez ao sistema de abastecimento dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário