Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Degradação Ambiental na Barragem de Cachoeira Grande




As águas a Barragem de Cachoeira Grande, localizado no rio da Jaqueira, nas divisas entre os municípios de Jacobina e Miguel Calmon é responsável pelo abastecimento de água da sede do município de Serrolândia, cinco povoados e dezenas de comunidades rurais. Em Jacobina além de Cachoeira Grande a sede do município também recebem água para o abastecimento humano.

Mas este importante manancial está sob ameaças da degradação humana. Fazendeiros se apropriaram das terras que eles já haviam vendidos ao estado e praticam crimes ambientais que vão desde a derrubada de madeiras nobres, queimadas e alteração da área demarcada pela Embasa.

Por outro lado, a irresponsabilidade dos agentes políticos e a falta de sensibilização por parte da sociedade as águas da barragem tem sido usada por banhistas que deixam um rastro de sujeiras as margens e dentro da água.

Diante disso, se medidas urgentes não forem tomada por parte do poder publico e da própria sociedade as gerações futuras terão sérios problemas de abastecimento de água.

Matéria Publicada por; http://serrolandianoticias.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Prezados,
    O meio ambiente próximo a Cachoeira Grande ainda é uma amostra de como poderiam ser utilizados os rios, na região.

    Entretanto, há um início de degradação do entorno, como se pode ver nas fotografias.

    Estive na EMBASA de Salvador e fui informado que eles estariam entrando com ação no ministério público para reintegração de posse das áreas desapropriadas.

    Existe, porém, um dado que deve ser levado em conta. Há algumas dezenas de pequenos agricultores sem-terras, que , por necessidade, utilizam as margens da barragem para plantio de milho, andu, feijão, etc.

    A degradação que provocam é mínima, pois plantam em áreas planas , que foram desmatadas para a construção da barragem, e não utilizam agrotóxicos, segundo trabalho trabalho de pesquisa feita pelos alunos de geografia (UNEB JAcobina) Helton Santana e Reginaldo Oliveira.

    Embora, por lei, esta área não deva ser ocupada, pode-se verificar que os referidos agricultores não têm outras opções de sobrevivência, e, desta forma, simplesmente expulsá-los não nos parece também uma medida adequada, pois são também vítimas da degradação social.

    Trata-se, a meu ver, de relocar estes pequenos agricultores para áreas improdutivas da região, sem repetir o crime que ocorreu na época da Criação do parque da Macaqueira, quando os extratores de brita (para a própria prefeitura de Jacobina, segundo soube na época) foram simplesmente escorraçados.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que seja um momento adequado falar sobre degradação ambiental e sobre políticas públicas uma vez que estamos em período eleitoral, cachoeira grande tem representantes no poder legislativo, seria o caso dessa autoridade mostrar trabalho e lutar por um direito do povo. Acho pertinente o comentário de Paulo Fernandes ao se reportar as famílias que sobrevivem realmente da área, e acredito ser esta também uma atitudide política em função do social. Concordo com medidas energicas urgentes pois é um problema que interfere na região com um todos e não apenas em Cachoeira Grande.

    ResponderExcluir