Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Relatório da Programação do DIA – Dia Internacional da Animação 2014, Jacobina – BA.









No dia 28 de outubro do corrente ano, aconteceu na Praça da Igreja da Matriz do Distrito de Itaitu o DIA – Dia Internacional da Animação. O evento, que aconteceu em mais de 240 cidades em todo o Brasil, foi realizado em Jacobina pela primeira vez e já com muito sucesso, através do Cineclube Payayá, que tem como entidade proponente a ASPAFF – Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte. O cineclube Payayá, está em atividade desde o ano de 2010, exibindo filmes que valorizam o cinema e a cultura nacional, inserindo também a educação ambiental nas comunidades, tanto na zona urbana, quanto na zona rural.

Pela primeira vez, o Cineclube Payayá, com sede na cidade de Jacobina – BA realizou este tão importante evento a nível Internacional, que aconteceu em sua décima primeira edição. Para a realização do evento, foi montada uma estrutura na Praça do Distrito de Itaitu, local escolhido para a mostra dos curta metragens que contemplou crianças e adultos,  respeitando a classificação indicativa.
O Cineclube Payayá seguiu todas as orientações padrões enviadas pela Coordenação Nacional das Cidades, tendo início às 18h, com a apresentação do grupo Trupe Aluados, um sucesso que trouxe muita alegria e animação tanto para as crianças, quanto para os adultos. Além da Trupe Aluados, o evento contou com a participação do talentoso jovem Lucas Piahuy, artista local, que expos o seu trabalho, realizando pinturas artesanais em telas e camisas.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a magia do cinema de animação de forma muito divertida, criativa e animada, uma vez que cada curta apresentado transmitia uma mensagem para todos os participantes, trazendo assim muitas reflexões a partir de cada tema proposto. Além disso, foi disponibilizado de forma gratuita, salgadinhos, refrigerantes, cachorro quente, pipoca e o saboroso acarajé de Itaitu para todos os presentes.
Para a comunidade, o evento foi um sucesso e bem aceito por todos que lotaram a praça, dinamizando o espaço que por muitas vezes fica ocioso, sem atividades culturais, sendo assim, muitas pessoas da comunidade solicitaram ao coordenador local a realização de mais eventos deste tipo. Dentro dessa proposta, o coordenador local viabilizou novas exibições em praça pública, já que terá o apoio da comunidade para a montagem da estrutura adequada, e também por já realizar exibições de filmes na sala do Cineclube, localizado no casarão de cultura de Itaitu.

O coordenador local, Richard Ferreira da Silva, esteve sempre em contato com a coordenadora Nacional das Cidades, Priscila Severo, que orientou de forma clara e objetiva os detalhes para a realização do evento, o que facilitou muito os trabalhos.

Agradecemos a ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação pela parceria, confiança e inclusão neste projeto, que certamente enriqueceu os trabalhos e as ações do Cineclube Payayá, ferramenta educativa junto às comunidades e também fica o nosso sincero agradecimento aos nossos parceiros e apoiadores culturais locais que muito contribuíram para o sucesso deste evento. São eles;

CETEC – Centro de Especialização Técnica.
Pizzaria e Restaurante Ponto Chic
Distribuidora de Bebidas J Fahiel
Rocha Mármore
Jacodíesel Retífica de Motores
Ecosistema Adventure
ACAI – Associação Comunitária e Assistencial de Itaitu
ASPAFF Chapada Norte
Comunidade Católica de Itaitu
Dona Izaurina (Acarajé de Itaitu)
Comerciantes Locais de Itaitu
Trupe Aluados
LuPiauhy Camisaria Artesanal
Carlos Renato (Cacau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário