Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Curso: Manejo de Recursos Naturais em Bacias Hidrográficas


Participantes do curso.

As diversas interações das atividades antrópicas causam modificações e desequilíbrios ao ambiente natural, refletindo diretamente no desenvolvimento dos países e na qualidade de vida das populações.

Os recursos hídricos, em especial, estão sendo fortemente comprometidos no que tange à qualidade e/ou quantidade, bem como no que diz respeito às alterações das estruturas dos cursos d’água. A água, além de ser fonte de vida, desempenha papéis importantes na natureza e no desenvolvimento de diversas atividades econômicas.

No Brasil, os problemas com a utilização da água se torna mais agravantes na região semiárida, onde possui um sistema hidrográfico dos mais frágeis, dotado de recursos hídricos de regime intermitente que percorrem a depressão sertaneja sem, no entanto, drená-la de forma eficaz, promovendo secas periódicas, degradação dos solos, da vegetação, falta de trabalho e miséria.


Neste contexto, o curso “Manejo de Recursos Naturais em Bacias Hidrográficas” realizado pelo INEMA, nos dias: 20, 21, 22, 25 e 26/08 na UNIVASF de Senhor do Bonfim teve como objetivo possibilitar a compreensão da dinâmica hidrogeomorfológica da bacia, de forma prática, visando subsidiar a elaboração de prognósticos, a gestão e o gerenciamento dos recursos hídricos. Participaram deste evento representantes do poder público e da sociedade civil dos territórios, do Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário