Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

terça-feira, 15 de abril de 2014

3ª Conferência Territorial de Economia Solidária do Piemonte da Diamantina


Abertura do evento.
O município de Jacobina sediou nos dia 14 e 15 de abril de 2014, no auditório da Cúria Diocesana, a 3ª Conferência Territorial de Economia Solidaria do Piemonte da Diamantina. O evento foi coordenado pelos membros da comissão organizadora das conferências territoriais, Helberth Lisboa de Olive da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Roselene Alves dos Santos, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE) e Farnésio Braz, do Fórum Baiano de Economia Solidaria, contou com a participação de representantes da sociedade civil, poder público e empreendedores dos municípios que compõem o Território de Identidade.

Plenária.
A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comercio justo e consumo solidário. 

Nesse sentido, compreende-se por economia solidária, o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e credito, organizadas sob a forma de autogestão. Seus resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça. Implica na reversão da lógica capitalista ao se opor à exploração do trabalho e dos recursos naturais, considerando o ser humano na sua integridade como sujeito e finalidade da atividade econômica.    

Plenária.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário