Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ASPAFF CHAPADA NORTE realiza mobilização a nível nacional com a SOS Mata Atlântica e a coalizão SOS FLORESTAS.














No último sábado (14-05), a ASPAFF CHAPADA NORTE realizou na cidade de Jacobina - BA, um manifesto em defesa do código florestal que é o conjunto de leis que ordena a ocupação e a preservação de florestas e outras áreas naturais do país. Na mesma ocasião ,os participantes também se manifestaram a respeito das ações que degradam o meio ambiente na região do município de Jacobina - BA, entre elas, as ações degradantes da mineradora Yamana Gold, a preservação das nascentes, rios e árvores em Jacobina - BA.

A ação faz parte da mobilização nacional realizada pela, SOS Mata Atlântica e coalizão SOS FLORESTAS, movimento formado por ONG's e entidades contrárias às alterações à legislação ambiental, que ameaçam não só florestas e ecossistemas naturais, mas também populações que vivem em grandes cidades, como também, enfraquece as leis que protegem a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga.

Nesta mobilização realizada em Jacobina - BA, a ASPAFF CHAPADA NORTE recebeu material pradão utilizado em outras localidades do país e aproveitou o momento em que acontecia o "Micareta Ecológico" para manifestar-se, enfatizando também problemas locais e regionais, com cartazes que pediam responsabilidade de todos com o meio ambiente, aproveitando a presença da sociedade em massa nas ruas e a imprensa local que abriu espaço "Ao Vivo" para falas a respeito do manifesto, aproveitando a ocasião para exercer pressão direta aos deputados, senadores e o governo federal a descartarem o PL 1876/99. Na prática, essa mudança da legislação vai aumentar o desmatamento, provocando mais emissões de gases que causam as mudanças climáticas e acarretando problemas no abastecimento de água das áreas urbanas, além de deslizamentos de terras e enchentes.

Participaram também deste tão importante manifesto, membros da CPT - Comissão da Pastoral da Terra e o Grupo Grito Verde.

Fotos : Almacks Luiz Silva.

4 comentários:

  1. MARIANA MATOS DE OLIVEIRA17 de maio de 2011 às 23:29

    Talvez esse tenha sido o único momento realmente "ecológico" da festa.Palmas pra galera da ASPAFF e os demais manifestantes.
    Sugiro que a ASPAFF lute por uma vaga no Conselho Municipal da Defesa do Meio Ambiente,que precisa ser renovado urgentemente em sua representatividade.Precisamos de um Conselho livre,atuante e CRÍTICO para defender o lugar que vivemos .
    Não é cômodo viver assim,destruindo nossa morada.A idéia de conforto criada pelo consumo desenfreado,pelo poder do dinheiro, é pura ilusão. Um dia vamos ter que viver com pouco alimento,pouca água.Vamos precisar de MUITO amor e solidariedade.Vamos ter que reaprender a lutar coletivamente pela sobrevivência.
    Penso que o caminho passa ,ainda que seja assim,meio fraquinho,no começo, pela mobilização nos conselhos municipais.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal as fotos. A iniciativa superimportante para reflexão do povo jacobinense e dos turistas que estavam na cidade durante a tal 'Micareta Ecológica', rs.
    Parabéns a todos e Sucessos nas ações.

    ResponderExcluir
  3. Parabens amigos guerreiros da ASPAFF e coligados manifestantes, a população jacobinense precisa acordar!! O tal "micareta da ecologia" nao pass de uma farsa das melhores. Vamos proteger a nossa mata!!
    abraços a todos

    ResponderExcluir
  4. Caros da ASPAFF, estou contribuindo com uma matéria sobre o Código Florestal para o site Global Voices Online. Eu gostaria muito de falar que houve uma manifestação em Jacobina e usar uma das fotos do post. Como posso fazer isso? Concedem-me o uso?

    Aguardo sua resposta! jmlimabr@gmail.com

    ResponderExcluir