












No último sábado (14-05), a ASPAFF CHAPADA NORTE realizou na cidade de Jacobina - BA, um manifesto em defesa do código florestal que é o conjunto de leis que ordena a ocupação e a preservação de florestas e outras áreas naturais do país. Na mesma ocasião ,os participantes também se manifestaram a respeito das ações que degradam o meio ambiente na região do município de Jacobina - BA, entre elas, as ações degradantes da mineradora Yamana Gold, a preservação das nascentes, rios e árvores em Jacobina - BA.
A ação faz parte da mobilização nacional realizada pela, SOS Mata Atlântica e coalizão SOS FLORESTAS, movimento formado por ONG's e entidades contrárias às alterações à legislação ambiental, que ameaçam não só florestas e ecossistemas naturais, mas também populações que vivem em grandes cidades, como também, enfraquece as leis que protegem a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga.
Nesta mobilização realizada em Jacobina - BA, a ASPAFF CHAPADA NORTE recebeu material pradão utilizado em outras localidades do país e aproveitou o momento em que acontecia o "Micareta Ecológico" para manifestar-se, enfatizando também problemas locais e regionais, com cartazes que pediam responsabilidade de todos com o meio ambiente, aproveitando a presença da sociedade em massa nas ruas e a imprensa local que abriu espaço "Ao Vivo" para falas a respeito do manifesto, aproveitando a ocasião para exercer pressão direta aos deputados, senadores e o governo federal a descartarem o PL 1876/99. Na prática, essa mudança da legislação vai aumentar o desmatamento, provocando mais emissões de gases que causam as mudanças climáticas e acarretando problemas no abastecimento de água das áreas urbanas, além de deslizamentos de terras e enchentes.
Participaram também deste tão importante manifesto, membros da CPT - Comissão da Pastoral da Terra e o Grupo Grito Verde.
Fotos : Almacks Luiz Silva.