Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Aspaff participa de seminário sobre Unidades de Conservação em Senhor do Bonfim - Ba.


No dia 02 de fevereiro, aconteceu em Senhor do Bonfim - Ba, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco -  UNIVASF o I Seminário Bonfinense sobre Unidades de Conservação da Natureza.

Representando a Aspaff e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, Richard Silva esteve presente e achou o evento muito positivo, onde houveram diversas discussões sobre a necessidade de criar novas Unidades de Conservação na Região, por se tratar de um instrumento de extrema importância para preservação e conservação da natureza, bem como dos recursos hídricos, assim como orientações para a criação destas unidades.

Aproveitando a oportunidade, Richard Silva falou sobre a criação de novas Unidades de Conservação na região, a exemplo das RPPNs criadas recentemente na região de Jacobina, o que considera importante para a preservação dos recursos naturais local. Ele também apresentou para todos os presentes o atual momento crítico que vem passando a Cachoeira Véu de Noiva com os impactos ambientais, sugerindo também que seja criado uma Unidade de Conservação para proteção daquela localidade. Com este propósito e perspectivas futuras, Richard Silva pediu apoio a UNIVASF para solucionar os problemas relacionados aos impactos ambientais na cachoeira Véu de Noiva, tendo uma resposta positiva por parte da instituição que se dispôs a colaborar no que for necessário.

A professora Maria Otávia Crepaldi anunciou na reunião que a Universidade foi recentemente contemplada em uma chamada pública junto a Unidades de Conservação e estará realizando as atividades do projeto junto ao Parque Estadual das Sete Passagens onde estarão previstos também cursos e oficinas com até 100 horas aula, entre elas oficina para formação de Agentes Ambientais que moram em torno da unidade. Já o Professor Gustavo Negreiros, que também é membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru falou sobre a criação da APA Serra da Jacobina que já está sendo discutido no Comitê e a importância que ela tem pela disponibilidade hídrica e pela necessidade de preservar estes mananciais, considerada como a Caixa D´água da Bahia.

Fazendo parte da programação, alunos da UNIVASF também apresentaram trabalhos referentes a Unidades de Conservação na região, entre eles foram apresentados trabalhos relacionados a Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN Maria Maria, localizada no município de Saúde – Ba, como também métodos de avaliação das Unidades de Conservação, apresentado também pelo Professor Doutor Marco Aurélio Rodrigues que apresentou o método RAPPAM. - Método para Avaliação Rápida e a Priorização da Gestão.

Realizado pela UNIVASF, Reconecta e GEMA, o evento contou com a presença de representantes das Secretarias de Educação e Cultura, Agricultura e Meio Ambiente do município de Saúde, gestores da RPPN Maria Maria e ONG Ekokatu - Meio ambiente e Sustentabilidade e também representantes dos municípios de Senhor do Bonfim e Jacobina com a Secretaria de Meio Ambiente e ASPAFF Chapada Norte e outras representatividades.

No final do seminário a Professora Maria Otávia Crepaldi doou para a  Aspaff livros para fazerem parte do acervo da Biblioteca Miguel Gomes de Oliveira, localizada na Casa de Cultura Pedro José da Silva em Itaitu.


ASCOM/Aspaff

Nenhum comentário:

Postar um comentário