Serras das Jacobina, formação das nascentes do rio Itapicuru. |
A Bacia Hidrográfica é um conjunto de terras que fazem a drenagem das águas da chuva para um curso de água principal e seus afluentes.
Nascentes do rio Itapicuru-Mirim. |
A formação da Bacia Hidrográfica se dá por meio dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos, das águas, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.
![]() |
Nascentes do rio Itapicuru-Mirim. |
A Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru está localizada na região nordeste da Bahia. Faz limite ao norte com as Bacias Hidrográficas dos rios Vaza-Barris, Macurué e Curaça, ao sul com a Bacia Hidrográfica do rio Paraguaçu, Recôncavo Norte e Inhambupe, a oeste com a Bacia Hidrográfica do rio Salitre e a leste com a Bacia Hidrográfica do rio Real e Oceano Atlântico.
Foz do Rio Itapicuru no município do Conde. |
Foz do Rio Itapicuru no município do Conde. |
A Bacia forma uma área de drenagem de aproximadamente 38.664 km². Estão inseridos nessa região 53 municípios e os principais rios são: Açu, Itapicuru-Mirim, rio do Peixe e Jacurici. O aquífero predominante chama-se Tucano.
Apresentação do Plano de Bacia no município do Conde. |
O Plano de Bacia Hidrográfica é um instrumento previsto na Politica Nacional de Recursos Hídricos Lei nº 9.433/97 e na Politica Estadual de Recursos Hídricos Lei nº 11.612/09, alterada pelas Leis nº 12.035/10, 12.212/11, 12.377/11.
Os Planos de Bacia Hidrográfica são planos diretores, de natureza estratégica e operacional, que têm por finalidade fundamentar e orientar a implementação da Politica Estadual de Recursos Hídricos, compatibilizando os aspectos quantitativos e qualitativos do uso das águas, de modo a assegurar as metas e os usos neles previstos, na área da bacia ou região hidrográfica considerada.
O Plano de Bacia visa gerar elementos e meios que permitam ao comitê, ao INEMA e aos demais componentes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos gerirem efetiva e sustentavelmente os recursos hídricos superficiais e subterrâneos, de modo a garantir os usos múltiplos de forma racional e sustentável.
Membros do CBHI na apresentação do Plano no Conde. |
O Plano de Bacia Hidrográfica é aprovado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica, o que lhe dá um forte caráter participativo na sua elaboração.
Assim como o Plano de Recursos Hídricos o Enquadramento dos Corpos de Água é um instrumento previsto na Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos.
A Participação Social na elaboração do Plano e do Enquadramento é entendida como essencial para sua validação, gerando um pacto e um comprometimento coletivo de todos os envolvidos com o gerenciamento integrado dos recursos hídricos.
Durante as fases de elaboração do Plano e do Enquadramento serão realizadas Oficinas, Consultas Públicas e Reuniões Plenárias do Comitê com o objetivo de obter informações que usualmente não estão disponíveis nas fontes convencionais de consulta além de considerar as contribuições da sociedade.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos-INEMA, apresentou o Plano no dia 21 de agosto de 2015 no município do Conde e no dia 01 de setembro de 2015 em Jacobina.
Apresentação do Plano no município de Jacobina. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário