Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CMDPD / Acessibilidade em Espaços Públicos e Privados

Barreiras nos percursos.
Embora existam normas legais sobre a questão, as cidades brasileiras, em geral, apresentam precárias condições de acessibilidade. Modelos urbanos adotados priorizam o uso do automóvel e relegam a um segundo plano o caminhar a pé, gerando espaços públicos excludentes. Nesses espaços, as rotas diárias utilizadas por pessoas, que apresentam algum nível de restrição física, não são em geral consideradas.

Barreiras nos percursos.
Neste sentido, no dia 02/02/15, os membros da “Comissão de Acessibilidade em Espaços Públicos e Privados do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, Amilton Mendes e Adailton dos Santos (portador de restrição visual) realizaram um passeio pelo centro comercial da cidade de Jacobina/BA, onde avaliou-se, a mobilidade de pedestres em suas rotas diárias para se verificar as possibilidades de deslocamento em condições de conforto, autonomia e segurança.

Apropriação dos espaços públicos.
Verificou-se, que os espaços percorridos apresentam graves irregularidades nas calçadas como: desníveis; buracos; passeios interrompidos com equipamentos e mercadorias de lojas comerciais; rampas para rebaixamento de calçadas junto a esquinas e semáforos irregulares. Constatou-se, ainda, a falta de uma sequência lógica entre as rampas existentes dificultando os percursos entre os principais pontos de origem e destino.

Passeio com barreira e risco de acidente.
Sendo assim, este primeiro levantamento realizado pela “Comissão de Acessibilidade”, demonstra a necessidade de realizarmos mais visitas, conhecer melhor a realidade local, efetuar estudos e propor ações com indicações claras de procedimentos direcionadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, de modo a torna-los em conformidade com o disposto nas normas técnicas da Associação Brasileira de Norma Técnica e legislação em matéria de acessibilidade.   
A promoção e garantia da plena acessibilidade é um aspecto essencial à qualidade de vida dos cidadãos e ao exercício dos seus direitos, no sentido de garantir a sua real integração e participação cívica.      
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário