Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cineclube Payayá marca presença na Mostra Quilombo Incena e Fórum Baiano de Cinema Comunitário



Aconteceu de 29 de outubro a 03 de novembro,  a Mostra Quilombo incena e Fórum Baiano de Cinema Comunitário, na comunidade quilombola de Lagoa Santa, no município de Ituberá – BA. O evento,  teve como objetivo, mobilizar, distribuir e dar acesso de conteúdos audiovisuais em comunidades rurais e quilombolas, provocando uma rede colaborativa entre experiências já existentes na Bahia.

Além dos Cineclubes baianos,  o evento contou com a presença de diversas representações  do cinema nacional e de cineclubes de  outros estados, a exemplo do Piauí, Pará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.  A convite, e representando o Cineclube Payayá, estava Richard Silva, 2º Secretário e membro da ASPAFF CHAPADA NORTE, entidade proponente do mesmo, com sede no município de Jacobina –BA.

Durante a programação, foram realizados fóruns no turno da tarde, com diversos temas relacionados, a exemplo de Comunicação Livre e Articulada, acesso e distribuição, Cinema Negro e comunidades rurais e quilombolas – poder, identidade e educação e diversos relatos sobre experiências com rádios e cinemas comunitários, mapeamento do Quilombo incena e produção de filmes. Também dentro da programação, realizaram-se  exibições de filmes no turno da noite, que enfatizavam o caráter étnico racial e o conceito de cinema negro, além de diversas manifestações culturais, com muito tambor e pandeiro no terreiro do Quilombo.
“Foi uma experiência incrível, algo que vou levar por toda a minha vida, por fazer parte de uma vivência em pleno quilombo e a rotina do povo negro, contemplando também a exuberância da natureza, numa região riquíssima, conhecendo  também  pessoas maravilhosas, sem falar na bagagem e as experiências relacionadas ao cineclube, o que pretendo compartilhar e realizar as ações na minha comunidade e entorno”, cita Richard Silva, representante do Cineclube Payayá.

Nos próximos dias, o Cineclube Payayá estará formalizando um cadastro na União de Cineclubes da Bahia - UCCBA, para ficar habilitado a participar em outros eventos que estão para acontecer, a exemplo de um encontro do movimento Cineclubista, possivelmente no mês de dezembro, na cidade de Salvador –BA, e a Jornada Nacional de Cineclubes, que também será realizada na capital baiana, no mês de março de 2014.







Texto: Richard Silva
Fotos: ASPAFF CHAPADA NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário