Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

terça-feira, 5 de março de 2013

Amauri inclui Jacobina no plano estadual de combate as queimadas

“Iremos incluir Jacobina no comitê de prevenção e combate as queimadas”, garantiu o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, após audiência e pedido do deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA), nesta sexta-feira (1° de março) à noite. Após o período mais crítico de focos de incêndio na região, o deputado petista de maneira preventiva resolveu antecipar o acompanhamento dessas áreas. Spengler garantiu o treinamento e o equipamento para os brigadistas, bem como, o repasse de recursos para a prefeitura municipal no auxílio dessas atividades. O treinamento será realizado pelo corpo de bombeiros. Na oportunidade, Amauri reforçou o pedido de implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Jacobina.
 
Ao todo, o governo estadual disponibilizou, em 2012, R$ 7 milhões e a expectativa é aumentar o orçamento para a prevenção em 2013, além de 1 mil horas de avião e helicópteros para monitorar a região. Spengler ainda informou que serão realizados testes e exames cardíacos com os voluntários. Em contrapartida, o único pedido do secretário de meio ambiente, foi que o prefeito de Jacobina, Rui Macedo, disponibilizasse o auxílio da prefeitura, e solicitou que Amauri fizesse o requerimento ao gestor municipal através da Câmara dos Deputados. Infelizmente, “a expectativa para 2013 não é boa” em relação aos focos de incêndio da região. O secretário elogiou a iniciativa do deputado Amauri e explicou que será necessária uma grande força tarefa para preparar a população no combate aos incêndios, assim como, a mobilização das prefeituras da região.
 
Fonte: Ascom Dep. Amauri Teixeira

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa. Precisamos, agora, de uma boa estratégia de mobilização, para conseguir voluntários. A ideia da antiga gestão era criar um grupamento ambiental dentro da Guarda Municipal, inclusive com uma das finalidades de combate a icêndios. Temos dotação orçamentária municipal na LOA de 2013, para tal fim, e o que nos resta é esperar uma sintonia na programação dos poderes públicos federal, estadual e municipal, para coisa, enfim, sair do papel. A natureza agradece!

    ResponderExcluir