Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SOCIEDADE CIVIL E PODER PÚBLICO MUNICIPAL INICIAM DISCUSSÕES SOBRE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE JACOBINA


Representantes da Cooperativa Recicla Jacobina (em pé da esquerda para direita, Thiago Pires, Guilherme Mesquita) e PANGEA (Moisés)
Nesta quinta (10), no Centro Cultural Edmundo Isidoro, em Jacobina, sociedade civil e poder público iniciaram as discussões sobre o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Estiveram presentes na reunião: a ASPAFF CHAPADA NORTE, a Cooperativa Recicla Jacobina, os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Itapicuru e Salitre, o CREA-BA, o Prefeito de Jacobina Rui Rei Matos Macedo, grande parte de sua Assessoria e Secretariado, o Vereador em exercício Tiago Dias, e demais ambientalistas.

Membros da Recicla Jacobina, com apoio da PANGEA, explanaram os trabalhos que já vem sendo desenvolvidos pela Cooperativa, mostrando experiência hesitosa no bairro Inocop, ressaltando a necessidade de parcerias para prosseguimento e ampliação dos trabalhos. Relataram sobre o anseio de otimização dos trabalhos, publicizando a melhoria das condições de trabalho dos catadores, principalmente, no tocante ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e aumento na geração de renda das famílias. 

Sônia  Ferreira, geógrafa, ressalta a importância de "educar para educar", enaltecendo a necessidade de sensibilizarmos a população para ajudar nessa caminhada.

Almacks Luis, CBH Salitre, mostra a importância de atentarmos para a reutilização dos orgânicos, exemplificando a produção de adubos que podem ser utilizados na agricultura e na recuperação de solos empobrecidos pelas ações antrópicas (ação do homem), como os da Caatinga do Moura.

Paulo Henrique Muricy, ASPAFF CHAPADA NORTE e CBH Itapicuru, apresenta sua preocupação com a destinação final do lixo que não será reciclado. "Precisamos ter um aterro sanitário de verdade! Com ipermeabilização das células sépticas, para que o chorume não percole para Lagoa Antônio Teixeira Sobrinho, área esta, que segundo nosso Código Ambiental, aprovado em 31.12.2012, é uma das áreas prioritárias para conservação no nosso município. Precisamos alinhar nossos pedidos ao Estado, de acordo com as prioridades apontadas no PPA 2012-2015 (Plano Pluri Anual), e com certeza  a Bahia dotou recursos para os municípios com esta finalidade. Somos uma referência no Piemonte da Diamantina e precisamos sair na frente. Quero aqui em nome da ASPAFF, nos colocarmos à disposição e aproveitar o momento para mostrar a nossa intenção de fazer parte do Conselho de Meio Ambiente."

Tiago Dias coloca o seu mandato a disposição, e se propõe a ajudar no que estiver ao alcance de sua legislatura.

Rui Macedo, Prefeito de Jacobina, fala sobre a possibilidade de se construir um galpão nos padrões exigidos e se predispõe a buscar recursos para isso. "Vamos estudar uma forma de fazer parcerias. Precisamos agregar valor ao produto que vocês (Recicla Jacobina) estão vendendo. Contem com o meu apoio."

Todos os municípios do Brasil têm até o dia 31.12.2013 para aprovarem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com penalidades previstas para bloqueio de verbas e convênios para os que não cumprirem o prazo previsto.

Momento da apresentação da Cooperativa Recicla Jacobina, com apoio da PANGEA

Assessoria de  Comunicação ASPAFF CHAPADA NORTE

2 comentários:

  1. O Tema da reunião foi a Apresentação da Recicla Jacobina - Cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Esta cooperativa conta com assessoria técnica do PANGEA que tem como técnicos locais Guilherme Mesquita e Thiago Pires - ASSOCIADOS da ASPAFF.
    Para quem não teve a oportunidade de conhecer o projeto, a RECICLA JACOBINA está de portas abertas para recebê-los - END: BA 131, km 5, Rod. Jacobina-M. Calmon.

    Abaixo segue link de materia da ASCOM PMJ no site Bahia Acontece.
    http://abahiaacontece.blogspot.com/2013/01/projeto-recicla-jacobina-realiza.html

    Grato,
    Guilherme

    ResponderExcluir