Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

sexta-feira, 16 de março de 2012

Queimadas mais uma vez destroem as serras de Jacobina



Um forte incêndio destruiu uma grande parte da Serra do Parque Municipal da Macaqueira nesta última quinta feira (15-03). Segundo testemunhas, o incêndio se iniciou pela manhã e só foi controlado na manhã da sexta feira (16-03). O incêndio que já havia ocorrido na mesma localidade há poucos anos, tornou mais uma vez uma ameaça para a fauna e flora local, que estavam em processo de regeneração, trazendo também inúmeros transtornos e poluição, para a população circunvizinha, gerados pela fumaça e fuligem que foram produzidas.

Estes fatos lamentáveis já estão virando rotina no município de Jacobina, a exemplo dos recentes incêndios ocorridos nas Serras do Cruzeiro, Bananeira, Alto Bonito e Leader.

Muitos fatores favorecem para este descaso, a exemplo da falta de campanhas em Educação Ambiental, efetivação de uma brigada de incêndio, fiscalização por parte dos órgãos competentes e aplicação das devidas punições para estes criminosos que insistem em destruir as nossa belezas naturais, sendo uma ameaça constante para a biodiversidade local e população.

Acionada, a ASPAFF CHAPADA NORTE esteve no local e denunciou o fato à Coordenação de Meio Ambiente do município, para as devidas providências.

Até quando a natureza vai pagar por este descaso e pela falta de consciência por parte destes criminosos?

O Fogo e a lei:

-Lei Federeal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais);
-Lei nº 4.771/65 (Código Florestal);
-Lei Estadual nº 10.431/06 (Política do Meio Ambiente de Proteção a Biodiversidade do Estado da Bahia);
-Decreto nº 6.514/08 (Infrações Administrativas Ambientais).

4 comentários:

  1. Me conte uma novidade! Enquanto ninguém for para a cadeia, teremos que conviver com isso todos os anos...

    ResponderExcluir
  2. A Garagem da Prefeitura localizada na Entrada do PARQUE DA MACAQUEIRA tem que Dar lugar para se fazer uma sede da Brigada de Incêndio, o bairro do leader não suporta mais o trânsito das máquinas pesadas.

    ResponderExcluir
  3. A Natureza não aguenta mais !!!

    ResponderExcluir
  4. Esta noticia é velha.
    Neste momento já completam 10 dias seguidos de uma nova queimada. Inclusive ja tem helicopteros enviadi pelo governo do estado tentando apagar as chamas.Passou o natal e a virada de ano com fogo alto.

    ResponderExcluir