Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quinta-feira, 22 de março de 2012

No Dia Mundial da Água (22/03), a SOS Mata Atlântica apresenta resultados de análises de água em 11 Estados brasileiros

Anderson Palmeira (SOS Mata Atlântica) e Membros da ASPAFF CHAPADA NORTE

Foram avaliados amostras de Estados de CE, PI, BA, SP, MG, ES, RJ, MS, RS, PR e SC.

Rios de 11 Estados brasileiros foram analisados pela equipe do projeto itinerante "A Mata Atlântica é Aqui - Exposição Itinerante do Cidadão Atuante", da Fundação SOS Mata Atlântica. No total, foram realizados 49 avaliações, de janeiro de 2011 a março de 2012. Entre os rios avaliados, nenhum obteve resultado satisfatório. A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Wolksvagem Caminhões e Ônibus.

Dos 49 corpos d'água monitorados, 75,5% foram classificados como "regular" e 24,5% no nível ruim. Nenhum dos pontos de coleta conseguiu a soma necessária para alcançar os níveis "bom" ou "ótimo".

As análises que tiveram o melhor resultados foram das do Rios Santa Maria da Vitória, em Vitória (ES); Rio Paraíba do Sul, em Resende (RJ); Bica da Marina, em Angra dos Reis (RJ); Arroio Jupirá, em Foz do Iguaçu (PR); e do Rio Camboriú (SC), todos com 33 pontos.

Os resultados mais baixos ficaram para os rios Criciúma, na cidade de Criciúma (SC), com 23 pontos e o Itapicurú Mirim, em Jacobina (BA), com 24 pontos.

"Desde maio de 2009 o projeto tem realizado análises como estas e ainda não chegamos a um rio classificado ao menos como bom. Se compararmos os resultados atuais com os anteriores, verificamos que não há grandes mudanças, o que mostra a necessidade de ações que contribuam para a conservação e melhoria da qualidade de nossas águas" disse Malu Ribeiro, coordenadora do programa Rede das Águas, da SOS Mata Atlântica.

Um comentário:

  1. Uma pena...uma cidade com um imenso potencial em recursos naturais, sendo uma referência com suas cachoeiras, hoje fazendo parte desta triste estatística. Algo deve ser feito para a revitalização deste importante rio e sua bacia. O que podemos fazer?

    ResponderExcluir