Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

sábado, 10 de março de 2012

ASPAFF CHAPADA NORTE participa de mais uma reunião da CPT - Comissão da Pastoral da Terra


Na última sexta feira (09-03), a ASPAFF CHAPADA NORTE participou de mais uma reunião realizada pela CPT - Comissão da Pastoral da Terra. A reunião aconteceu na sede da COFASPI - Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável, localizada da Rua da Aurora, Jacobina - BA.

O encontro teve como objetivo elaborar um plano de ação para dar continuidade a defesa dos territórios e dos direitos das comunidades impactadas pelas mineradoras, entre outros interesses coletivos, na defesa da água e do meio ambiente e contou com a presença de diversos segmentos da sociedade, entre eles, estavam presentes membros e representantes do CODEP - Conselho de Desenvolvimento Regional Sustentável do Piemonte, Sindicato do Comerciários de Jacobina, UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Pastoral da Saúde, Ferphaja e COFASPI - Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável e moradores das comunidades de Canavierias, Itapicuru e Jaboticaba, estas impactadas pela ação da mineradora Yamana Gold em atividade no município de Jacobina - BA.

Durante a reunião, foi exibido um filme sobre os impactos ambientais e sociais causados pela ação da Jacobina Mineração e Comércio, onde abriu debate sobre diversos problemas relacionados a ação da Yamana Gold, entre eles, a questão da poeira, ruídos, rachaduras nas paredes das residências da comunidades impactadas, a extinção da comunidade de Canavieiras e a extinção de garimpeiros que ali moravam. Outros assuntos também foram abordados, entre eles a existência do elemento químico Arsênio, encontrado na região de Jacobina, que é absorvido pelo organismo humano principalmente por ingestão e inalação, o que pode causar sérios danos a saúde e também foi abordado e questionado o destino do CFEM - Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Mineriais, estabelecida pela Constituição de 1988, em seu Art. 20, § 1º.

As empresas Ferbasa, Caraíba Metais e Cimpor, também foram citadas na reunião, como impactantes na região de Senhor do Bonfim, Andorinha, Campo Formoso e Jaguarari.

Estiveram presentes na reunião, representando a ASPAFF CHAPADA NORTE, o presidente Paulo Henrique Muricy Nunes Junior, o 1º Secretário Richard Silva e os membros e associados Amilton Mendes de Oliveira e Claudiana dos Santos, também moradora da comunidade de Itapicuru.

Espera-se que nos próximos dias, novas ações sejam realizadas para dar continuidade ao plano de ação para defender as comunidades impactadas pelas mineradoras e para a defesa da água e do meio ambiente.

Um comentário:

  1. Belém-PA

    Bom Dia,
    gostaria de parabenizar a chapa norte por esta iniciativa eemplar de preservação a natureza.

    E, também gostaria de uma ajuda, gostaria do endereço completo da miradora Yamana Gold com telefone.

    Atenciosamente,

    Susanne Brito

    ResponderExcluir