De 17 a 21 de fevereiro, os foliões curtiram um carnaval diferente. Foi o 4º Balaio Cultural: Feira de Arte, Cultura e Meio Ambiente de Itaitu. Com o tema Lixo: um novo olhar para o mundo, o evento reuniu nativos e turistas, entre eles, visitantes de outras comunidades, cidades e países.
Durante os cinco dias de festa, ocorreram diversas atividades, como as apresentações culturais com artistas da região e convidados, que, este ano, contaram com a presença de Xangai, Maviael Melo e Guymeo Jumonji; cineclube, prática de esportes radicais, caminhadas ecológicas e oficinas.
No primeiro dia de evento ocorreu a inauguração da Casa de Arte e Cultura de Itaitu, lugar lúdico, no qual moradores da comunidade terão acesso a diferentes linguagens, a exemplo do cinema e da literatura. Na oportunidade, também houve performance de pintura com Cícero Matos e apresentação do projeto Arte de Tocar, organizado pelo músico Jal Nunes, que revelou talentos juvenis através de uma orquestra embalada por canções clássicas e regionais.
No sábado, segundo dia de festa, foi a vez dos esportes radicais (rappel e escalada), Balaio Circo Show (que se apresentou até o último dia de festa), oficina de reaproveitamento do lixo, Os Cãos, Filarmônica 2 de Janeiro e Reisado de São Gabriel.
No domingo, o futebol marcou presença elevando o Botafogo de Itaitu ao título de campeão do I Torneio da Amizade, ao lado de Dança Afro, Percussão e Capoeira, Filarmônica Juvenil Rio do Ouro, Samba de Roda, bem como os shows musicais com Essência Natural e Guymeo Jumonji, entoando reggae, pop rock e MPB.
Na segunda-feira, o bloco Vai Quem Quer reuniu foliões que, juntos, brincaram e cantaram marchinhas de carnaval. Neste dia, também aconteceu apresentação do grupo Reciclasom, Bandas de Pífanos do Campo do Silva e Moreira, além de oficinas de pintura e cordel e shows musicais com a Banda Um Xote Novo e Maviael Melo, que já na madrugada, entoou em verso e prosa canções do seu vasto repertório.
Para a jovem Karine Leite, estudante de história da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e integrante do projeto Escola Umbuzeiro, a ação, vista como um conjunto de brincadeiras e festejos, contemplou algumas expectativas: "Justamente o que caracteriza o evento - música boa, poesia, dança, valorização do regional. E os meninos pintados de palhaços? Muito bom cruzar com os personagens pela praça e ouvir suas poesias, suas chamadas, de forma alegre, cativante, enfim, muito bom".
Maviael Melo, músico, compositor e cordelista. "Tive a satisfação de fazer parte do evento com uma cantoria e oficina. Acredito na utilização da arte como forma de sensibilizar o ser humano, como instrumento de formação e educação. Eventos dessa natureza contribuem para formação da cidadania, para o incentivo à preservação e o despertar de novos talentos e novas manifestações", declarou.
Paulo Henrique Muricy Nunes Jr., presidente da ASPAFF CHAPADA NORTE, organizadora do evento, declara que a 4ª edição do Balaio Cultural superou as expectativas: "apesar de algumas dificuldades, o balanço foi positivo. Geração de renda, responsabilidade social, diversidade de ritmos e muita alegria dos participantes foram marcas registradas do evento. Fica sempre aquele gostinho de quero mais", afirmou.
A iniciativa teve o apoio do comércio da região, bem como a Prefeitura Municipal de Jacobina e da Associação Comunitária e Assistencial de Itaitu (ACAI).
Autoria: Verusa Pinho
Foto: ASPAFF CHAPADA NORTE
Véu, muito bem resumido esta edição do balaio... Foi muito bom, o que mais me chamou a atenção foi a diversidade cultural "da flauta de pífanos a guitarra elétrica" em meio as belezas naturais e o astral local, liberdade de expressão com muita paz. Parabéns a todos que patrocinaram e contribuiram junto a associação para a realização deste evento cultural e muito prazer à aqueles que conheci durante o balaio, gente de longe, que veio apreciar nossa cultura, nossa gente e nossas belezas naturais.
ResponderExcluirGrato pela atenção e até o próximo balaio !!!
Abçs
Richard Silva
Secretário ASPAFF CHAPADA NORTE
Realmente, o balaio 2012 superou as expectativas, em publico, organização, atrações, etc, parabéns à todos da organização, que venha 2013.
ResponderExcluirAbraços a todos.
Marcio Oliveira.
Obrigado a todos os nossos patrocinadores. Foi um sucesso! Para todos aqueles que acreditam no nosso esforço e trabalho segue a nossa saudação, acreditando no seu apoio na próxima edição.
ResponderExcluir