Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Processo Eleitoral de Renovação dos Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre - CBHS

Figura 01 - Municípios que compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Salitre. 

O objetivo dos Comitês de Bacia é promover o debate das questões relacionadas ao uso da água e a articulação das diversas entidades envolvidas, garantindo a manutenção da qualidade e da quantidade das águas em suas áreas de atuação. Como não podemos viver sem água é fundamental que todos os usuários pensem em consumi-la de forma racional, sem desperdiçá-la e sem poluí-la para que a atual e as futuras gerações tenham acesso a esse recurso natural tão precioso.

A forma de gerenciamento dos recursos hídricos estabelecida na legislação baseia-se no tripé formado por usuários de recursos hídricos, organizações civis com atuação comprovada na bacia e poder público, onde, representantes desses três segmentos, integrados no Comitê, serão responsáveis por cuidar de nossas águas e resolver conflitos de usos.

Entretanto, toda sociedade deve participar, ajudando o Comitê a atingir seus objetivos preservando as nascentes, combatendo e previnindo a poluição das águas, protegendo o meio ambiente, reduzindo a produção do lixo e depositando-o em local apropriado, exigindo dos órgãos gestores dos recursos hídricos uma fiscalização mais efetiva e monitoramento de todos os usos da água.

A drenagem da Bacia é formada por rios intermitentes e seu curso principal, o rio Salitre, nasce na Boca da Madeira no município de Morro do Chapéu e escoa na direção sul-norte, indo desaguar no rio São Francisco, no município de Juazeiro, percorrendo um total de 333,24 KM. Os principais afluentes do rio na margem direita são: riacho da Conceição, riacho Baixa do Sangrador, vereda Caatinga do Moura, Riachão, riacho das Piadas e, na margem esquerda, riacho do Orlando, rio Morim, rio Preta, rio Pacuí e riacho do Escurial.

Nesse sentido, a Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre - CBHS, no uso de suas atribuições, realizou no dia 27 de julho de 2016, no auditório do Hotel Rio das Pedras, no município de Campo Formoso/BA, a plenária eleitoral de renovação dos membros do CBHS. Nesta oportunidade, a ASPAFF participou deste processo eleitoral e foi eleito como membro titular deste comitê o associado, Amilton Mendes de Oliveira. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário