Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

sábado, 7 de junho de 2014

Oceanógrafo Jean-Michel Cousteau - Conferência no TCA


O evento que aconteceu às 20h30, no palco principal do Teatro Castro Alves (TCA), no dia 05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente, foi também, uma grande contribuição para o dia: 03 de Junho - Dia Nacional da Educação Ambiental. 

Jean-Michel Cousteau é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho de mobilização junto a governos, instituições e formadores de opinião para a criação de leis em favor do meio ambiente. 

Filho do lendário explorador francês Jacques Cousteau, pioneiro na descoberta dos recursos do fundo do mar, navegou durante décadas ao redor do mundo ao lado do seu pai e, em 1999, fundou a "Ocean Futures Society", organização sem fins lucrativos, que trabalha com programas de conservação marinha e educação ambiental. Visando ampliar o alcance desse trabalho, produziu documentários e especiais para a televisão, conquistando grande prestigio e reconhecimento internacional. 

A cada ano, cerca de 100 mil pessoas passam a viver na Terra. Somos 7 bilhões hoje e, em 2050, seremos 9 bilhões de pessoas. Esse impacto no ambiente é cada vez mais crescente porque somos terráqueos. Setenta por cento do planeta é água, vivemos em apenas 30% dele. O oceano será, portanto, cada vez mais um suporte à vida e deve ser preservado. Essa deve ser uma preocupação de todos. Em sua fala, destacou também a importância de ações positivas para enfrentar os problemas ambientais, sem deixar de repetir como um verdadeiro mantra a palavra que considera fundamental em todo esse processo: educação. É a educação o mais importante recurso utilizado para promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

Ensinar uma criança a gostar dos animais, a entender o clima e como a vida dela está relacionada ao meio ambiente é fazê-la entender a importância de tudo que nos envolve. São essas mesmas crianças que estarão à frente das empresas e dos órgãos governamentais futuramente. O incentivo à educação é uma de suas principais bandeiras.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário