Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

INCÊNDIO FLORESTAL EM JACOBINA-BA

Desde o dia 21 deste mês, observa-se a presença de incêndios florestais entre a Grota da Cachoeira do Aníbal e a comunidade Canavieira de Dentro, ambas em Jacobina - BA. De acordo com Amilton Mendes, presidente da Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (ASPAFF CHAPADA NORTE), que realizou a contenção do fogo no Morro da Viúva e acompanha há três dias a sua propagação, a direção atual aponta para a Serra do Cruzeiro. “A Grotinha e o Bairro dos Índios estão correndo grande risco, já que se encontram mais próximos das áreas afetadas”, alertou.

O grupo manteve contato com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), cuja sede está localizada na capital baiana, no entanto, o período de tramitação do protocolo para acompanhamento dos encaminhamentos cabíveis (cerca de 72 horas) extrapola o tempo necessário para solução do problema, que demanda urgência. A Secretaria do Meio Ambiente de Jacobina já foi avisada da situação e até o momento nada se fez. Pelo visto, a gestão municipal que se aproxima terá, de imediato, um grande desafio, criar uma brigada de incêndio no município.

Alguns fatores são muito favoráveis para o desenvolvimento de um incêndio: naturais, como a longa estiagem, acidentais ou propositais. Neste acontecimento, a causa ainda é desconhecida. Porém, as consequências devastadoras são visíveis, como a destruição da fauna e flora locais. A ASPAFF conta com a colaboração de todos para a resolução desta tragédia.

Assessoria de Comunicação da ASPAFF CHAPADA NORTE

 Fotos: Amilton Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário