Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

domingo, 11 de novembro de 2012

Tragédia: incêndios destroem as belezas naturais das Serras de Jacobina



Os incêndios florestais são muito comuns nesta época do ano, em virtude do forte calor e a estiagem que permanece no estado ou até mesmo no Nordeste brasileiro. Assim foi o mês de outubro em que ocorreu uma das maiores tragédias ambientais da história de Jacobina. Fortes incêndios destruíram de forma devastadora a fauna, flora e as vegetações das serras de Jacobina e seus vales. Entre as localidades atingidas, o incêndio destruiu uma grande área onde se localizam o Parque da Macaqueira, Vale do Brito, Vale do Ribeirão, Estância Bandeirantes, Cocho e Serras próximas a Cachoeira dos Alves. Até a rampa de vôo livre localizada na Serra da Amizade não escapou das fortes chamas.
 
Além de toda a devastação que destruiu de forma brutal os nossos recursos naturais e corredores ecológicos, os incêndios também trouxeram diversos problemas que afetaram a população de Jacobina, trazendo muitos transtornos e problemas de saúde para a população que vive em torno das localidades atingidas, por respirar durante todo o tempo de atuação dos incêndios uma forte fumaça que cobriu uma boa parte da Zona Urbana e da Zona Rural.

Durante o incêndios houveram diversas mobilizações para tentar combater algo que parecia incontrolável. Diversos voluntários participaram da ação, além da ASPAFF CHAPADA NORTE, também participaram a Policia Militar da Bahia, Corpo de Bombeiros de Senhor do Bonfim-BA, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, Grupo Ecológico Serra Verde, Brigada de Incêndios da Yamana Gold, empresa de exploração mineral, que disponibilizou além de homens preparados para o combate, também equipamentos de proteção individual e de combate, como foices, facões, abafadores, água, lanche e até mesmo o caminhão que fica a disposição da brigada de incêndios.
 
Com isso, estão todos de parabéns por fazer a sua parte. Resoluções acontecem com ações práticas por parte daqueles que acreditam que fazer algo ou alguma coisa por alguém ou pelos problemas do mundo somam forças para solucionar os problemas que afetam a todos. Parabéns aos diversos voluntários espalhados pelos locais atingidos pelos incêndios e a todos que contribuiram de alguma forma, pondo em risco a própria vida em meio a algo tão devastador.
 
A boa notícia é que já no mês de novembro as chuvas estão aliviando as áreas atingidas por este que acredito ser o maior incêndio ambiental da história de Jacobina, trazendo uma nova esperança de regeneração dessas áreas tão castigadas pelo fogo.

JACOBINA NECESSITA URGENTE DE UMA BRIGADA DE INCÊNDIO !!!

________________________________________
O Fogo e a lei;
- Lei Federal nº 9.605/98 - Lei de Crimes Ambientais.
- Lei Estadual nº 10.431/06 - Política do Meio Ambiente de Proteção a Biodiversidade do Estado da Bahia.
- Decreto nº 6.514/08 - Infrações Administrativas Ambientais.


ASPAFF CHAPADA NORTE denunciou e alertou todos estes focos de incêndios ao orgão competente pelo Meio Ambiente em Jacobina;


Nenhum comentário:

Postar um comentário