Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Associação Comunitária de Cachoeira Grande realiza ação em defesa do meio ambiente



No último domingo (29-04) a Associação Comunitária de Cachoeira Grande, Distrito de Jacobina - BA, realizou uma importante ação em defesa do meio ambiente com a limpeza do rio que passa pela comunidade. A mobilização contou com a participação de diversos moradores da comunidade, entre eles estavam professores, estudantes, comerciantes, crianças e adolescentes.

Esta importante ação foi planejada pela associação local que sentiu a necessidade de fazer a limpeza do rio que se encontra bastante degradado e poluído, em virtude do grande número de lixo encontrado no leito e nas margens do rio, descarte de esgoto e desmatamento da mata ciliar.

Durante o evento também foram distribuídos na feira livre folhetos e adesivos com informação sobre educação e preservação ambiental e também exemplares do jornal "Jaecoinformativo" do PEAMSS - Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento.

No final das ações a grande quantidade de lixo foi exposta na praça principal no centro do Distrito de Cachoeira Grande, com o objetivo de alertar e sensibilizar a comunidade sobre este grande problema que afeta e ameaça a vida do planeta.

A associação Comunitária de Cachoeira Grande entrará nos próximos dias com uma ação civil pública junto ao Ministério Público com denuncias de degradação ambiental no local, a exemplo do desmatamento nas proximidades da barragem que abastece Jacobina, desmatamento da mata ciliar e a poluição do rio que é um interesse difuso ou coletivo.

Novas ações darão prosseguimento a esta ação no Distrito de Cachoeira Grande, com a realização de palestras com temas socioambientais, exibição de filmes educativos, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

A ASPAFF CHAPADA NORTE também participou desta ação a convite da Associação Comunitária de Cachoeira Grande, formando assim mais um laço de parceria em defesa do meio ambiente.

Um comentário:

  1. Toda essa iniciativa merece aplausos. Já pesquei nesse rio, e hoje parece degradado. É uma pena. O esgoto tem que ser evitado. A propósito, é preciso que se cuide também do Tanque Velho, na Água Branca, que gera o riacho, como é conhecido na região. Fazendas próximas estão sem água porque o Tanque Velho está sujo. A Associação de Cachoeira Grande, pela sua função sociocoletiva, deve voltar os olhos para o cemitério local, que precisa ser ampliado - o terreno ao lado, que deve pertencer aos herdeiros do Sr. Joaquim de Cândido, seria uma opção para esse fim, bastando que se respeite o direito de herança e a comunidade local faça uma vaquinha para adquirir algumas tarefas e doar a área ao próprio Distrito, legalizado pela prefeitura de Jacobina. Maria Amparo e Nêne são duas excelentes senhoras que sabem desse problema. Ficarei feliz por isso e posso ajudar. Em Cachoeira, agora mais evoluída, faltam também uma Casa da Cultura e um futuro museu da região. Sou João Carlos de Oliveira, filho de Euclides, da antiga Casa São Roque. Meu e-mail é joaocarlosdeoliveiraoliveira@bol.com.br Obrigado pela divulgação deste texto. Um abraço a todos os conterrâneos.

    ResponderExcluir