Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ASPAFF CHAPADA NORTE participa de reunião na comunidade de Cachoeira Grande



A ASPAFF CHAPADA NORTE participou na última segunda feira (09-04) de uma reunião no Distrito de Cachoeira Grande, distante a 20 km do centro da cidade de Jacobina - BA.

A reunião aconteceu na sede da Associação Comunitária do Povoado de Cachoeira Grande, que é presidida pelo Srº Ronilson Sales do Nascimento e contou com a presença de diversos associados e moradores daquela localidade.

Em pauta, estava a preocupação com a preservação e limpeza do rio que passa pelo Distrito, o mesmo que abastece a barragem de Cachoeira Grande e a cidade de Jacobina - BA. O que mais preocupa a população local e o grande número de lixo encontrado nas imediações do rio e todo descarte de esgoto das residências, fazendo com que o rio se torne muito degradado e poluído, o que despertou uma certa preocupação com a comunidade, fazendo com que os mesmos tomassem a iniciativa de criar novas ações em educação ambiental para tentar minimizar tais impactos ambientais. Outro assunto abordado também é a ameaça da existência de uma mineradora na localidade, o que já vem causando bastante preocupação com os moradores locais.

O Secretário da ASPAFF CHAPADA NORTE, Richard Silva, esteve representando toda a associação e abordou alguns assuntos relacionados a existência da associação durante este quase quatro anos de fundação e apresentou também uma breve palestra sobre a importância da preservação dos mananciais hídricos existentes em nossa região, citando a importância de preservar a água, este tão importante recurso fundamental para a existência da humanidade. Muitos participantes se mostraram interessados em agir em benefício do rio que passa na comunidade, citando situações que já preocupam os moradores locais.

O Secretário Richard Silva, também citou que haverá a passagem do Programa Despertar no Distrito de Cachoeira Grande, assim com nas localidades de Itaitu e Caatinga do Moura, o que fortalecerá todo este processo em Educação Ambiental.

Dando seguimento a reunião, os participantes marcaram para a próxima segunda feira (16-04) mais uma reunião com a comunidade, para acertar os detalhes para a mobilização de limpeza do rio que acontecerá no dia 29 de abril. Durante a programação, haverá também a exibição de filmes em educação ambiental e diversas ações voltadas a preservação da natureza.

A reunião contou com a presença das ambientalistas Lucy Modesto, Edna Mota e Socorro Teixeira que estão apoiando a realização deste evento em defesa do Rio de Cachoeira Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário