As Políticas de Proteção e Defesa Civil vêm passando por mudanças significativas nos últimos anos no Brasil, alcançando um novo patamar de prioridade na agenda do Governo Federal. Além dos substanciais investimentos, houve, em especial, a instituição da Politica Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC (Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012).
Para o Ministério da Integração Nacional - MI, e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil - SEDEC, esse é um momento valioso na caminhada em direção ao fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC.
Abertura do evento. |
O objetivo principal de todo o Sistema é proteger a integridade dos cidadãos que hoje habitam áreas de risco e, em caso extremos, salvar vidas. Para isso, chegamos a um ponto central: a necessidade de uma mudança de cultura, tanto na forma de o governo lidar com os assuntos relacionados à questão do risco e dos desastres, como também na maneira com que a própria comunidade vê a Proteção e a Defesa Civil.
Tal mudança de cultura visa a ampliar a capacidade de percepção dos riscos existentes, de preparação para possíveis eventos adversos e de transformação do ambiente, para torná-lo vulnerável.
É nesse contexto que se realizou a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil - 2ª CNPDC, com o tema "Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional".
Quando falamos em "novos paradigmas", estamos nos referindo principalmente a essa mudança de cultura, percepção e comportamento, expressa nas ações do Governo - que cada vez mais vêm priorizando a prevenção, o conhecimento do risco e a capacitação dos agentes de Proteção e Defesa Civil - e no comportamento das comunidades - que estão cada vez mais priorizando as ações de conscientização e educação, compreendendo sua precedência às ações de resposta e recuperação.
A sociedade foi convocada para discutir assuntos relacionados às Políticas Públicas de Proteção e Defesa Civil com os municípios, com o estado e com todo o Brasil. Neste evento realizado em Brasilia, no período de 04 a 07 de novembro de 2014, estiveram presentes representando o poder público o Sr. Geovaldo Alves de Almeida (Prefeitura) e o representante da sociedade civil Sr. Amilton Mendes de Oliveira (ASPAFF).
Representantes de Jacobina no evento. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário