Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Biblioteca e Memorial do Meio Ambiente "Milton Santos"


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA, em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia - Secult, por meio da Fundação Pedro Calmon, colocou a disposição da população a Biblioteca e Memorial do Meio Ambiente Milton Santos, inaugurada no dia 26 de novembro de 2014 às 15h, na Biblioteca Pública da Bahia, nos Barris, com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, de Cultura, Albino Rubim, além da diretora da fundação Pedro Calmon, Fátima Fróes.

Abertura do evento.
A Biblioteca e Memorial do meio Ambiente Milton Santos contará com mais de 17 mil publicações, além de uma moderna infraestrutura e acervo em meio digital. A proposta é disponibilizar um espaço em que os visitantes possam interagir virtualmente e ter acesso à temática ambiental do estado , por meio de equipamentos modernos de informações. 

Inauguração do memorial.
A iniciativa da criação da Biblioteca e Memorial surgiu da necessidade de integrar, no mesmo espaço, duas estruturas já existente: A Biblioteca do Meio Ambiente Paulo Jackson, sediada no antigo Inema Itaigara e o Memorial do Meio Ambiente Professor Milton Santos, localizado na Rua do Carmo, no Centro Histórico. Os novos equipamentos serão alimentados com dados sobre a ocupação do território baiano do século XVI ao XXI, as principais  características dos biomas baianos e a evolução ambiental da Bahia. 

Infraestrutura da biblioteca.
Visitação do memorial.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Secretário da ASPAFF faz palestra em Colégio Estadual no município de Caém


 
No último dia 13 de novembro, aconteceu no colégio estadual Arnaldo de Oliveira no município de Caém uma reunião com temas voltados a sustentabilidade e meio ambiente. O evento teve como finalidade a implantação de políticas ambientais para a formulação das escolas sustentáveis no estado, visando a construção de uma agenda 21 e planejamento para as ações do ano de 2015, inserindo práticas socioambientais aplicáveis para a melhoria das condições locais e estruturais do colégio e para a comunidade.
Dentro dessa proposta, o Colégio Arnaldo de Oliveira está mobilizando e desenvolvendo as ações da COM-VIDA, que é uma comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida que alia a ideia dos jovens da I Conferência de criar conselhos de meio ambiente nas escolas, tendo como principais articuladores os estudantes locais.

O secretário da ASPAFF e Educador Ambiental Richard Silva palestrou sobre a importância da Educação Ambiental e Sustentabilidade, mostrando para os presentes a importância da mudança de hábitos de consumo e sustentabilidade. Richard Silva apresentou também para os presentes, através de slides e vídeos modelos de ações e diversas tecnologias sociais aplicáveis para que sejam utilizadas nas escolas, a exemplo das Fossas Bio-sépticas, Circulo de Bananeira, Compostagem, hortas suspensas, Reciclagem, Captação da água de chuva e utilização de óleo saturado para a fabricação de sabão.
Após a palestra, os coordenadores formularam uma comissão, composta por alunos, pais dos alunos, moradores locais e membros da sociedade civil organizada que irão dar continuidade nas ações, visando a implantação destas ações e as tecnologias sociais aplicáveis, já que haverá um recurso necessário e assegurado para estas finalidades.

Finalizada a reunião, um grupo de professores do Colégio Arnaldo de Oliveira solicitaram apoio a Richard Silva para uma aula de campo e oficina de Educação Ambiental para aproximadamente quarenta alunos do colégio na localidade de Itaitu, no dia 29 de novembro do corrente ano.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

XIX Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru - CBHI


Abertura da reunião. 
A Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru - CBHI, realizou no dia 14 de novembro de 2014, na Câmara Municipal de Vereadores, localizada à Rua Leonardo Galvão, Centro, nº 25, na cidade de Campo Formoso, a XIX Reunião Plenária Extraordinária para tratar da seguinte pauta:
  • Projeto Técnico da Barragem de Ponto Novo - FUSEGATE;
  • Carta de Maceió - Encaminhada pelo FÓRUM BAIANO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS - FBCBH ao Governador do Estado;
  • Degradação das Nascentes do Rio Água Branca;
  • Indicação do membro do CBHI para acompanhar a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSA;  
  • Situação atual das Câmaras Técnicas;
  • Conflitos referente aos usos múltiplos da água no município de Andorinhas; 
  • Plano de Trabalho 2015.
Participaram desta reunião, membros titulares, suplentes e demais interessados.

Plenária.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Relatório da Programação do DIA – Dia Internacional da Animação 2014, Jacobina – BA.









No dia 28 de outubro do corrente ano, aconteceu na Praça da Igreja da Matriz do Distrito de Itaitu o DIA – Dia Internacional da Animação. O evento, que aconteceu em mais de 240 cidades em todo o Brasil, foi realizado em Jacobina pela primeira vez e já com muito sucesso, através do Cineclube Payayá, que tem como entidade proponente a ASPAFF – Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte. O cineclube Payayá, está em atividade desde o ano de 2010, exibindo filmes que valorizam o cinema e a cultura nacional, inserindo também a educação ambiental nas comunidades, tanto na zona urbana, quanto na zona rural.

Pela primeira vez, o Cineclube Payayá, com sede na cidade de Jacobina – BA realizou este tão importante evento a nível Internacional, que aconteceu em sua décima primeira edição. Para a realização do evento, foi montada uma estrutura na Praça do Distrito de Itaitu, local escolhido para a mostra dos curta metragens que contemplou crianças e adultos,  respeitando a classificação indicativa.
O Cineclube Payayá seguiu todas as orientações padrões enviadas pela Coordenação Nacional das Cidades, tendo início às 18h, com a apresentação do grupo Trupe Aluados, um sucesso que trouxe muita alegria e animação tanto para as crianças, quanto para os adultos. Além da Trupe Aluados, o evento contou com a participação do talentoso jovem Lucas Piahuy, artista local, que expos o seu trabalho, realizando pinturas artesanais em telas e camisas.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a magia do cinema de animação de forma muito divertida, criativa e animada, uma vez que cada curta apresentado transmitia uma mensagem para todos os participantes, trazendo assim muitas reflexões a partir de cada tema proposto. Além disso, foi disponibilizado de forma gratuita, salgadinhos, refrigerantes, cachorro quente, pipoca e o saboroso acarajé de Itaitu para todos os presentes.
Para a comunidade, o evento foi um sucesso e bem aceito por todos que lotaram a praça, dinamizando o espaço que por muitas vezes fica ocioso, sem atividades culturais, sendo assim, muitas pessoas da comunidade solicitaram ao coordenador local a realização de mais eventos deste tipo. Dentro dessa proposta, o coordenador local viabilizou novas exibições em praça pública, já que terá o apoio da comunidade para a montagem da estrutura adequada, e também por já realizar exibições de filmes na sala do Cineclube, localizado no casarão de cultura de Itaitu.

O coordenador local, Richard Ferreira da Silva, esteve sempre em contato com a coordenadora Nacional das Cidades, Priscila Severo, que orientou de forma clara e objetiva os detalhes para a realização do evento, o que facilitou muito os trabalhos.

Agradecemos a ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação pela parceria, confiança e inclusão neste projeto, que certamente enriqueceu os trabalhos e as ações do Cineclube Payayá, ferramenta educativa junto às comunidades e também fica o nosso sincero agradecimento aos nossos parceiros e apoiadores culturais locais que muito contribuíram para o sucesso deste evento. São eles;

CETEC – Centro de Especialização Técnica.
Pizzaria e Restaurante Ponto Chic
Distribuidora de Bebidas J Fahiel
Rocha Mármore
Jacodíesel Retífica de Motores
Ecosistema Adventure
ACAI – Associação Comunitária e Assistencial de Itaitu
ASPAFF Chapada Norte
Comunidade Católica de Itaitu
Dona Izaurina (Acarajé de Itaitu)
Comerciantes Locais de Itaitu
Trupe Aluados
LuPiauhy Camisaria Artesanal
Carlos Renato (Cacau)

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL



As Políticas de Proteção e Defesa Civil vêm passando por mudanças significativas nos últimos anos no Brasil, alcançando um novo patamar de prioridade na agenda do Governo Federal. Além dos substanciais investimentos, houve, em especial, a instituição da Politica Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC (Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012).

Para o Ministério da Integração Nacional - MI, e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil - SEDEC, esse é um momento valioso na caminhada em direção ao fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC.

Abertura do evento.

O objetivo principal de todo o Sistema é proteger a integridade dos cidadãos que hoje habitam áreas de risco e, em caso extremos, salvar vidas. Para isso, chegamos a um ponto central: a necessidade de uma mudança de cultura, tanto na forma de o governo lidar com os assuntos relacionados à questão do risco e dos desastres, como também na maneira com que a própria comunidade vê a Proteção e a Defesa Civil.

Tal mudança de cultura visa a ampliar a capacidade de percepção dos riscos existentes, de preparação para possíveis eventos adversos e de transformação do ambiente, para torná-lo vulnerável.   
É nesse contexto que se realizou a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil - 2ª CNPDC, com o tema "Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional".

Quando falamos em "novos paradigmas", estamos nos referindo principalmente a essa mudança de cultura, percepção e comportamento, expressa nas ações do Governo - que cada vez mais vêm priorizando a prevenção, o conhecimento do risco e a capacitação dos agentes de Proteção e Defesa Civil - e no comportamento das comunidades - que estão cada vez mais priorizando as ações de conscientização e educação, compreendendo sua precedência às ações de resposta e recuperação.

A sociedade foi convocada para discutir assuntos relacionados às Políticas Públicas de Proteção e Defesa Civil com os municípios, com o estado e com todo o Brasil. Neste evento realizado em Brasilia, no período  de 04 a 07 de novembro de 2014,  estiveram presentes representando o poder público o Sr. Geovaldo Alves de Almeida (Prefeitura) e o representante da sociedade civil Sr. Amilton Mendes de Oliveira (ASPAFF).            

Representantes de Jacobina no evento.

terça-feira, 11 de novembro de 2014


Fortalecimento e desenvolvimento territorial são discutidos pela sociedade civil e poderes públicos


(Por Gervásio Lima) Apresentação do Projeto de apoio a estrutura da cadeia produtiva de flores no Piemonte da Diamantina, o programa Bahia Produtiva de Desenvolvimento Rural Sustentável, A Feira de Tradições Culturais (I FETRAC) e a reestruturação do Colegiado Territorial, foram os principais assuntos discutidos durante a reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina (CODEP), realizada nesta quarta feira, 29, no Sindicato dos Comerciários de Jacobina.

Quanto a importância da reestruturação do Colegiado Territorial, o representante da Secretaria de Planejamento da Bahia (Seplan/Ba.), João Alberto, destacou a importância da contribuição dos colegiados territoriais para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento da democracia. Segundo ele, os colegiados possibilitam um diálogo mais fortalecido entre a população e o Estado, no sentido de apontar, sugerir e até mesmo exigir, com a prerrogativa de está sendo representado por um foro, a implantação e implementação de políticas públicas, com o papel de nortear as implantações destas", destacou.

O gerente do escritório regional da EBDA, em Jacobina, Renato Coelho da Silva Filho, apresentou o projeto de apoio a estrutura da cadeia produtiva de flores, que concorre ao PROINF 2014 (Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais). Orçado em 375 mil reais, o projeto visa incrementar e fomentar o plantio de rosas no território. O prefeito Arnaldo Filho, de Caém, garantiu a contrapartida. A sede da distribuição de mudas será no município. "O projeto irá contribuir para a qualificação de processos produtivos e econômicos da agricultura familiar no Território Piemonte da Diamantina", salientou Renato.

O Proinf visa o combate a pobreza, a redução das desigualdades sociais, a inclusão produtiva e o fortalecimento da agricultura familiar. O programa que é realizado através de parcerias com estados e municípios tem apoiado a aquisição de equipamentos e a construção de infraestrutura para produção.

Estava previsto para acontecer também a reunião, a discussão sobre a saída dos municípios de Serrolândia e Capim Grosso, do Piemonte da Diamantina para o Território Bacia do Jacuípe, mas por falta de representantes suficientes das entidades e instituições filiadas ao Codep e, inclusive, de representantes dos municípios que apresentaram interesse pela tranferência, não teve quórum para oficializar a discussão sobre o assunto.

Dirigentes de entidades e instituições filiadas ao Codep e representantes de organizações e movimentos sociais presentes ressaltaram a necessidade de uma participação maior da sociedade civil nas discussões territoriais e como prposta de uma reflexão mais avançada sobre as estratégias  de fortalecimento e de articulação do colegiado territorial, se comprometeram em apoiar e ajudar a implantar, os grupos de trabalhos (GT's), nas mais diversas áreas de interesse da sociedade, como saúde, educação, agricultura, meio ambiente, cultura, segurança, comunicação e outros.