Abertura do evento. |
A construção de uma política pública nacional de economia solidária é um processo sistemático de reconhecimento de direitos de cidadania pelo Estado, sobretudo dos trabalhadores e trabalhadoras das iniciativas econômico-solidárias, e como dever do Estado. Nesse sentido, a política pública de economia solidária é um processo de conquista social e uma alternativa em contraponto ao modelo hegemônico de desenvolvimento capitalista. As práticas e valores da economia solidária possibilitam o resgate e a valorização das diversas formas de trabalho associado a iniciativas econômicas contextualizadas que consideram as diversidades ecológicas, culturais e étnicas. O seu crescimento e sua expansão dependem tanto dos esforços governamentais quanto da capacidade de organização política dos que fazem a economia solidária no Brasil, enquanto parte do movimento de democratização econômica e política da sociedade brasileira.
Delegados escolhidos na Conferência Territorial do Piemonte da Diamantina. |
As Conferências Públicas são momentos privilegiados de participação ativa da sociedade nos debates sobre temas e questões relevantes que dizem respeito à sociedade, oferecendo subsídios para a formulação e avaliação de políticas públicas.
A III Conferência Estadual de Economia Solidária, realizada em Salvador, de 21 a 23 de maio de 2014, com a participação de 500 pessoas, dentre as quais 322 delegados escolhidos nas 27 Conferências Territoriais, na perspectiva de que as políticas públicas do setor sejam executadas nos municípios baianos.
Plenária. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário