Fotos : ASPAFF EM AÇÃO

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rapel Radical Veu de Noiva



Wescley Reis (Ameixa) num rapel radical na Cachoeira Veu de Noiva para a gravação do programa Bahia Esportes exibido pela Rede Bahia de Televisão.

Vídeo: ASPAFF CHAPADA NORTE

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Presidente da ASPAFF CHAPADA NORTE assina termo de acordo e compromisso com o Governo do Estado da Bahia


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, convocou o Presidente da ASPAFF CHAPADA NORTE Paulo Henrique Muricy Nunes Junior para a cerimônia de premiação e assinatura do Termo de Acordo e Compromisso do Prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura do Estado da Bahia - Edital 001/2010.

A Solenidade onde ocorreu a premiação e assinatura do Termo de Acordo e Compromisso aconteceu na última segunda feira (20-06) no Palácio da Aclamação situado na Avenida Sete de Setembro, nº 1.360, Campo Grande, Salvador - BA.

Com isso a ASPAFF CHAPADA NORTE implantará uma moderna biblioteca na Casa de Cultura de Itaitu - Jacobina - BA, que será sede de mais um Ponto de Leitura do Estado da Bahia.

Na mesma ocasião, Paulo Henrique trouxe consigo 02 computadores completos que foram doados para a ASPAFF CHAPADA NORTE pelo Srº Pedro Galvão, Presidente da ABAV - Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ASPAFF CHAPADA NORTE participa de seminário e audiência pública "A quem interessa a mineração?"

Seminário na Cúria de Jacobina "A quem interessa a mineração?"- Palestras sobre Exploração Mineral, Consumo, Impactos Ambientais, Legislação Ambiental.

Audiência Pública "A quem interessa a mineração?" lota a Câmara de Vereadores

Promotora Andréa Scaff e Vereador Roberto Ferreira recebendo documento do Professor e Advogado Sander Prates (CPT)

A CPT - Comissão da Pastoral da Terra realizou na semana em que se comemorava a semana do meio ambiente, um seminário e audiência pública com o tema "A Quem Interessa a Mineração?". O evento aconteceu na cidade de Jacobina - BA nos dias 07 e 08 de junho, com o seminário realizado na Cúria de Jacobina - BA (07-06) e a Audiência Pública (08-06) na Câmara Municipal de Vereadores de Jacobina - BA.

A ASPAFF CHAPADA NORTE, membro dos comitês de bacias hidrográficas do Itapicuru e Salitre, foi convidada para participar da jornada de eventos que contou com a participação de diversas comunidades impactadas com a ação de mineradoras em toda a região a exemplo do povoado de Lagoa da Onça próximo a comunidade de Andorinhas que relataram por meio de representantes e lideranças locais problemas com detonações em rochas a céu aberto, agravando e aumentado o índice de casas com rachaduras. As comunidades de Torrões , Brejo Grande, Santo Antonio, Limoeiro e Baixão que ficam nas proximidades da FERBASA em Campo Formoso, também relataram problemas relacionados a contaminação das águas em virtude de explosões no local. Já em Itapura, comunidade do município de Miguel Calmon, lideres locais e representantes de associações locais também relataram problemas com as mineradoras, neste caso a QGN. Em Jacobina-BA não poderia ser diferente, lideres locais , moradores e representantes das comunidades de Canaviera, Itapicuru e Jabuticaba, relataram problemas com a presença da vizinha YAMANA GOLD e entre os problemas relacionados os moradores citaram o descaso com as comunidades, a presença constante de poeira no local, detonações causando poluição sonora, trânsito constante de caminhões pesados e máquinas causando rachaduras em casas, estradas ruins, e diversos problemas de saúde e ambientais. Na mesma ocasião os moradores locais citaram que nas comunidades de Itapicuru e Jabutica não tem água tratada para consumo. Os Moradores do município de Serrolândia - BA também relataram problemas com abastecimento de água, citando que a barragem de Cachoeira Grande que abastece o município é alimentada por três nascentes de rios, sendo que uma das nascentes já se encontra contaminada.

Durante a audiência pública na câmara de vereadores de Jacobina - BA, os moradores das comunidades impactadas representadas pelo Professor e Advogado Sander Prates, entregaram nas mãos da Promotora Andréa Scaff de Paula Mota um documento solicitando melhorias e providências para estas comunidades que a muito tempo vem sofrendo com tais problemas. Estiveram presentes também ouvindo a aclamação do povo e debatendo em plenária os vereadores do município de Jacobina - BA, Milton Sena, Hildebrando Cedraz, Carlos Mota, José Roberto Nascimento e o presidente do comitê da Bacia do Salitre Almacks Luis Silva.

Fechando a jornada, os participantes da audiência pública e Párocos da região se dirigiram a via que dá acesso a Yamana Gold e mobilizaram uma pacífica paralisação da empresa , bloqueando a via de acesso por pouco mais de duas horas. Logo depois todos foram recebidos pelo Srº Luis Fregadolli gerente do SSMAC da empresa Yamana Gold, que recebeu um documento das comunidades que ficam entorno das instalações da empresa. A comissão reivindicou uma série de melhorias nas localidades impactadas, entregando um documento protocolado, abrindo prazo para uma resposta da empresa Yamana Gold pelas reivindicações.

A paralização, que foi muito pacífica ainda contou com a presença das Polícias Civil e Militar do Estado da Bahia.

O POVO CLAMA!!!!
(Fotos: ASPAFF CHAPADA NORTE)

sábado, 4 de junho de 2011

SOS Florestas : Póximos Passos em Defesa das Florestas.

A SOS Florestas continua a mobilização nacional em defesa das florestas e lança a campanha "Eu Luto Pelas Florestas" na semana do meio ambiente.

Ao mesmo tempo, a coalizão convida a ASPAFF CHAPADA NORTE para participar do lançamento do Comitê Brasil, em que as ONG's ambientalistas estão entrando como SOS Florestas, com o objetivo de engajar outros setores da sociedade (Associações de classe - Estudantes, professores, agricultores, industria, funcionários públicos, etc e outros).

Haverá também o lançamento do comitê Brasil em defesa das florestas e do desenvolvimento sustentável. A partir de uma reunião realizada na semana passada na sede da OAB Nacional, reunindo CNBB, SOS Florestas, CONIC, Fórum de ex-Ministros de Meio Ambiente que decidiram se unir no esforço de assegurar a manutenção de uma legislação florestal condizente com o desenvolvimento sustentável do Brasil.



Click no convite para maiores informações do evento.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

05 de Junho : Dia Mundial do Meio Ambiente, Ações pelo Brasil.







Seminário e Audiência Pública Com o Tema "A Quem Interessa a Mineração?"- Realização CPT - Comissão da Pastoral da Terra. >>>>>>>













<<<<<<< Lançamento do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável.










1ª Semana do meio ambiente e amostra de cinema ambiental de Ourolândia - BA. >>>>>>>

















<<<<<<< Evento "ao vivo" sobre o monitoramento e a situação da Mata Atlântica nos ultimos 25 Anos.






Visite Conexão Mata Atlântica em: http://www.conexaososma.org.br/?xg_source=msg_mes_network


Publicações e convites recebidos no secretaria_aspaff@hotmail.com

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Portal de mídia cidadã a nível Internacional publica matéria com a ASPAFF CHAPADA NORTE

A Global Voices, um portal de mídia cidadã, que divulga as causas ambientais pelo mundo, publicou uma matéria em inglês da manifestação realizada pela ASPAFF CHAPADA NORTE na cidade de Jacobina - BA, em defesa do Código Florestal Brasileiro. A mobilização que fez parte de uma jornada nacional, realizada nas ruas de Jacobina - BA no dia 14 de Maio de 2011, com o apoio e coordenação da coalizão SOS FLORESTAS, Fundação SOS Mata Atlântica e a WWF Brasil e apoio local do Grupo Grito Verde de Jacobina e a CPT- Comissão da Pastoral da Terra).

Agradecemos ao parceiro João Miguel da Global Voices pela publicação da Matéria.

Segue link da Global Voices :
http://globalvoicesonline.org/2011/05/20/brazil-future-of-forests-at-stake/